Cultura

"Meu corpo não é sua folia", campanha contra importunação no carnaval, é lançada em João Pessoa

Iniciativa objetiva reforçar o combate ao assédio e à violência contra a mulher durante as festas de carnavais de todo o Brasil.




Imagem: Divulgação

Foi lançada nesta quarta-feira (5), em João Pessoa, a campanha de combate à importunação sexual no carnaval, “Meu corpo não é sua folia”. A iniciativa tem o objetivo de reforçar o combate ao assédio e à violência contra a mulher durante as festas de carnavais de todo o Brasil, e acontece na capital paraibana desde o carnaval de 2019.

De acordo com a juíza responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Graziela Queiroga, o foco da campanha é a atuação em prévias carnavalescas em João Pessoa, conhecidas como o Folia de Rua. 

“A lei nº 13.718/18 completou um ano em setembro do ano passado e precisa ser massificada. As pessoas precisam conhecer melhor e o período de carnaval é bom para trabalhar o tema da importunação sexual e mostrar que a mulher precisa ter o seu desejo respeitado”, destacou a magistrada.

Em João Pessoa, a campanha vai contar com um ponto de apoio na Avenida Epitácio Pessoa, por onde passam a maioria dos grandes blocos da capital. Conforme o Governo da Paraíba, serão distribuídos mais de 50 mil leques, além de materiais de divulgação da campanha, durante as prévias carnavalescas.

A campanha é uma realização da Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba (Reamcav), coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, e conta com o apoio dos seguintes órgãos: Delegacia Geral da Polícia Civil, Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança e Defesa Social, Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba, Defensoria Pública, Ministério Público da Paraíba, OAB, Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Câmara Municipal de João Pessoa.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.