Cultura

Menina de 8 anos escreve livro durante o isolamento social, em João Pessoa

Lançada no dia 28 de junho, a obra foi escrita pela menina em apenas um dia.




Medo de altura, de insetos, do escuro: todo mundo tem medo de alguma coisa, principalmente quando é criança. Pensando nisso, Júlia Santos Ferreira da Luz, uma menina de 8 anos de João Pessoa, escreveu “O Livro dos Medos”. Lançada no dia 28 de junho, a obra foi escrita pela menina em apenas um dia, durante o isolamento social, em 2020.

“O Livro dos Medos” busca ajudar as crianças a lidarem melhor com certos receios e inseguranças que são comuns na infância. A mãe de Julia, Ianne Santos, conta que a ideia de escrever partiu da menina. “Ela chegou pra mim e disse que queria escrever um livro. Então, pegou o caderno e começou a rabiscar. Quando foi no final do dia, o livro já estava pronto”.

Depois do livro escrito à mão por Júlia, a mãe entrou em contato com a ilustradora, Mara Vilela. Então, começou o processo para a publicação da obra física. Ianne conta que levou mais ou menos um ano até o lançamento.

menina de 8 anos escreve livro

Foto: Ianne Santos/Arquivo pessoal

Medos comuns na infância

Ianne informou que Júlia faz terapia e que vem aprendendo a lidar com os próprios medos na psicóloga. “Os medos que tem no livro são os medos que ela tem e que vem trabalhando dentro da terapia”. Como a mãe da menina percebeu que o livro poderia ajudar outras crianças, entrou em contato com a ilustradora para encaminhar a publicação.

Conforme a família, Júlia, que está no 4º ano, sempre gostou de se expressar por meio da escrita e de desenhos. “Ela escreve poesia, escreve música e tem um perfil no Instagram que a gente criou para poder publicar os desenhos que ela fazia desde a pandemia, o @juli.desenhos”, informou a mãe.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.