Cultura

Jornal da Paraíba antecipa agenda de shows de fim de ano e verão

Espetáculo de integrantes do projeto Buena Vista Social Club Stars já está confirmado para o Revéillon. Outras novidades são os shows de Jorge Ben Jor, Mutantes e Ray Lema.



Divulgação
Divulgação
Jorge Ben Jor é uma das atrações confirmadas para janeiro em João Pessoa

André Cananéa
Do Jornal da Paraíba

Na quarta-feira (9), o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) reúne a imprensa para anunciar a programação de ‘Natal e Réveillon’ de João Pessoa e as atrações dos projetos ‘Música do Mundo’ e ‘Estação Nordeste’. A programação, no entanto, já circula na internet há dez dias, anunciando nomes como Jorge Benjor e Mutantes, além do africano Ray Lema.

Acesse a programação de lazer na Agenda Cultural.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA confirmou a vinda do projeto Buena Vista Social Club Stars junto ao escritório do grupo no Brasil, em São Paulo. De acordo com informações de lá, o Buena Vista vem representado pelo “rei do alaúde”, Barbarito Torres, que vai receber no palco convidados cubanos, como Teresa “Tetê” Cartula e o maestro Fabian Garcia, que já dividiu o palco com gente como Paquito D’Rivera e Omara Portuondo.

É, basicamente, o show que o grupo apresentou em Olinda, este ano, para 12 mil pessoas, durante a Mostra Internacional de Música de Olinda (Mimo), sem o “baqueta de ouro” Amadito Valdez e sua promissora filha, Idania Valdes.

Esta, aliás, será substituída pela filha de Barbarito, a também cantora Sonia Peres Cassola, que se junta, na linha de frente dos microfones, à veterana – e extremamente astral – Tetê Cartula, uma senhora de seus 70 anos, mas com fôlego de debutante.

O repertório contempla clássicos da música cubana e, claro, hinos do Buena Vista, como “Dos gardênia” e “Chan chan”. Em Olinda, o show foi um verdadeiro baile, animado ao som de “El cuarto de tula” e “Guatanamera” e, aqui, deve sacudir o público para a virada do ano (a banda se apresenta antes da meia-noite) e para a entrada de Armandinho a bordo do Trio Elétrico Dodô e Osmar.
shows na praia e no centro

Para a ‘Música do Mundo’ – que acontece em Tambaú – é dado como certa a vinda do pianista pernambucano Vítor Araújo, com o Rivotrill (dia 26), do guitarrista Lanny Gordin (27), do acordeonista argentino Horacio “Chango” Spasiuk (28), de Heraldo do Monte, do lendário Quarteto Novo (29), e de Pio Lobato e Mestre Vieira, da Guitarrada do Pará, para encerrar o projeto, dia 30.

Já a ‘Música do Mundo’ – com shows às sextas-feiras de janeiro, agora no Ponto de Cem Réis, e aos sábados, no Busto de Tamandaré – deverá trazer, para o Centro da capital Paulinho Moska (8), Pindura, numa dobradinha com Zabé da Loca (15), Pitty (22) e o africano Ray Lema (29), um dos mais importantes nomes da world music.

Já na praia da Tambaú, é certa a passagem de Jorge Benjor (2) – que não se apresenta em João Pessoa desde o verão de 1994 -, mais Zé Ramalho (9), Mutantes (16), Daniela Mercury (23) e Gilberto Gil, encerrando a programação no dia 30 do mês que vem. Em suma, uma programação marcante para a cidade de João Pessoa, onde pesa a assinatura de Chico César, à frente da Funjope desde maio.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.