Cultura

Jackson do Pandeiro é tema de debates no Casarão 34

Vida e importância musical do artista paraibano estão em pauta no evento "Jacksons Paraibanos", que acontece nesta sexta (1º), em JP.




Da Ascom-Sebrae/PB

Ícone da cultura nacional, Jackson do Pandeiro deixou um importante legado para a música brasileira. A sua trajetória e a sua obra musical ainda influenciam os ritmos regionais e se mantêm vivas na memória dos paraibanos. Como forma de homenagear o músico e destacar a sua importância histórica, acontece em João Pessoa nesta sexta-feira (1º), o evento ‘Jacksons Paraibanos’, contando com painel de debate, recital e exposição.

Confira o vídeo em homenagem a Jackson do Pandeiro.

Às 16h, na Academia Paraibana de Letras, jornalistas e músicos participam de um debate sobre Jackson do Pandeiro, contando com Fernando Moura, Antônio Vicente, Anselmo Alves, Ubireval Delgado, Biliu de Campina e José Hilton (Bidu). Na seqüência acontece a abertura da Exposição, às 19h, no Casarão 34.

Trata-se da maior exposição iconográfica que já houve sobre o músico, incluindo fotos e vídeos do acervo de Fernando Moura, jornalista paraibano responsável pela sua biografia. Documentos de época, objetos pessoais, instrumentos musicais e discos, também fazem parte da exposição.

"São centenas de peças que compõem o universo pessoal e profissional de Jackson, incluindo algumas que ainda não foram mostradas ao público. Após a exposição, todo o material fará parte do acervo do museu de Alagoa Grande, que já está sendo concluído", conta Moura.

Encerrando o dia dedicado à memória do mestre, acontece às 21h, no Palco da Cultura Popular montado no Largo de São Francisco, um recital poético em sua homenagem. “Além de ser o mês de seu nascimento, a data marca o início da Festa das Neves na cidade, sendo o momento ideal para discutir e aumentar a visibilidade da cultura paraibana”, destaca Maísa Duarte, gestora do projeto de cultura do Sebrae Paraíba.

A exposição prossegue até o dia 29 de agosto, aberta ao público de segunda a sexta-feira em horário comercial. Durante a Festa das Neves a visitação poderá ser feita todos os dias, inclusive no período da noite, num horário especial para atender o maior fluxo de pessoas decorrente da festa.

O evento “Jacksons Paraibanos” é uma realização do Sebrae Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa, com a parceria da Ordem dos Músicos da Paraíba, Academia Paraibana de Letras e Soforró Paraíba.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.