Cultura

II Festival Internacional de Música de Câmara acontece em agosto em João Pessoa

Evento trará músicos internacionais para oito concertos.




Começa no dia 10 de agosto o II Festival Internacional de Música de Câmara, que será realizado na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. O evento seguirá até 17 de agosto com concertos diários, sempre às 20h.

O festival trará a João Pessoa artistas convidados oriundos da University of Alberta (Canadá), Örebro University (Suécia), Montclair State University (New Jersey, EUA) e Unicamp (São Paulo), além de concertistas internacionais, que se unem aos docentes da UFPB para a realização de oito concertos camerísticos. Entre os participantes, estão os violinistas Guillaume Tardif e Paul Hsun-Ling Chou, o pianista David Witten, a pianista Lena Johnson e violista Emerson de Biaggi.

A novidade deste ano será o diálogo com a literatura, com a participação de poetas, escritores, atrizes e pensadores para interagirem com os musicistas e com o repertório apresentado. De acordo com o professor Felipe Avellar de Aquino, coordenador do festival, a curadoria literária do evento será do sociólogo e escritor Marcus Alves (CCTA/UFPB). Já está confirmada a participação de um conjunto de escritores paraibanos, como Sérgio de Castro Pinto, Eduardo Rabenhorst, Marcílio Franca Filho, Bernardina Freire e Maria Valeria Rezende. As atrizes Zezita Matos e Cely Farias apresentarão performances e leituras de poemas.

Avelar informou, ainda, que o festival estabeleceu parceria com a Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), por meio de seu regente, o Maestro Thiago Santos, que realizará o concerto de abertura do Festival com a presença de solistas internacionais. Durante o festival, também haverá masterclasses, palestras e lançamentos de livros, CDs e DVDs. Confira a programação completa.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.