Cultura

Festival Gastronômico Terroá começa neste sábado, na Praia do Jacaré

Shows fazem parte da programação do festival, que une música e gastronomia.




O cantor Victor Brizeno é uma das atrações do Festival Gastronômico Terroá, / Foto: Divulgação

O Festival Gastronômico Terroá começa neste sábado (25) e acontece até o domingo (26), na Praia de Jacaré, em Cabedelo. O evento reúne gastronomia paraibana, música, leitura, oficinas, hortinhas e também tem espaço para crianças. Nomes como a jornalista Mônica Santos, editora e coordenadora do projeto de conteúdo gastronômico da Veja Comer & Beber, devem passar pelo Terroá, a partir das 12h deste sábado.

>>Confira a programação completa do festival

O Terroá reúne experiências únicas e sabores gastronômicos do Brasil e do mundo, com o objetivo de proporcionar para mais de 3 mil pessoas o conhecimento de com técnicas de culinária, em um ambiente com muita música e descontração. Para isso, chefes renomados nacionalmente estarão no Angelim Garden, na Praia do Jacaré.

Entre os chefes escolhidos estão o pernambucano Leonardo Gonçalves, que é dono do título de Chef do Ano 2018, e comanda o projeto Denominação de Origem Cearense, um movimento de valorização da identidade e da cultura cearense a partir da gastronomia. Além dele, o chefe e apresentador alagoano Guga Rocha, dono de um estilo criativo e leve, e idealizador do projeto Cozinha Tropicalista, também troca experiência e traz sabores excêntricos ao  Terroá. O chef Biba Fernandes, eleito pela Revista Veja Chef do Ano, também é uma das atrações do festival.

Já na parte da música, os artistas escolhidos para se apresentar no Festival Gastronômico Terroá cultural, combinam uma linguagem mundial com artistas nordestinos. De acordo com a responsável pela curadoria do evento, Simone Assis, o Terroá buscou fugir dos estereótipos e oportunizar novos talentos da música e renomados chefes da culinária.

Dentre as atrações, estão Dj Claudinha Summer, que deve abrir e fechar a programação dos dois dias do Terroá com shows relembrando os anos 1980 e 1990, e o trio paraibano Berra Boa, famoso por suas participações na Virada Cultural de São Paulo. 

O tio indie Odile Acoustic também está entre as atrações do evento, com clássico dos anos 1990. O coletivo de artes Tribo Ethnos vai comemorar os 30 anos de história do Festival Gastronômico Terroá, com apresentações diversificadas entre os ritmos Coco Eletrônico ao Deep Afro Latin House.

Para servir o cardápios do Festival, a trilha sonora escolhida é o “folknation”, do jovem cantor e compositor paraibano Victor Brizeno, com um repertório recheado da música e presença do músico Rodolfo Salgueiro, da banda Papamute. 

O Terroá é organizado pela Cantaloupe, uma plataforma de iniciativas gastronômicas criativas que têm impacto na sociedade. Os ingressos do segundo lote estão à venda por R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia), e as inscrições podem ser feitas no site Sympla.

O festival vai utilizar o sistema de pulseiras “cashless”, tecnologia que permite pagar tudo sem precisar levar a carteira. As pulseiras serão entregues a todos que fizerem a inscrição. Ao terminar a inscrição, a pessoa recebe um código para recebimento da pulseira no dia e local do festival. Dentro do espaço haverá pontos de abastecimento das pulseiras, que só devem ser utilizadas nos dois dias do Terroá. O cliente que não utilizar todos os créditos, será reembolsado com o valor restante acessando o portal da marca.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.