Cultura

Evento da UFCG promove debate sobre cinema, gênero e identidade

Iniciativa é de docentes e alunos do curso de Comunicação Social.




O cinema paraibano é o tema do ‘I Paraíba em Cartaz’, evento online e gratuito que promove um ciclo de debates com cineastas, críticos, jornalistas e professores nesta quinta-feira (19). As atividades têm dois horários distintos: das 10h às 11h50 e das 19h30 às 21h20. Esta é uma iniciativa de docentes e alunos do curso de Comunicação Social (Educomunicação) da Universidade Federal de campina Grande (UFCG). As inscrições podem ser feitas online.

“A iniciativa do evento surgiu como forma de estabelecer uma relação de interação e trabalho cooperativo interdisciplinar pelos alunos e alunas do curso de Educomunicação”, explica Kellyanne Alves, professora da disciplina Cinema Brasileiro na Graduação em Comunicação Social da UFCG. “É uma forma de superar o hiato entre a academia e o mercado cinematográfico, promovendo um debate sobre as produções audiovisuais locais e as suas relações com a realidade regional”, acrescenta Marina Magalhães, professora da disciplina Comunicação e Realidade Regional no mesmo curso. 

Na primeira mesa, intitulada “Cinema Paraibano: representações da identidade regional”, foram confirmadas as presenças dos professores João de Lima Gomes (UFPB), Fernando Trevas Falcone (UFPB), Hipólito de Sousa Lucena (UEPB) e Raija de Almeida (UFCG). O encontro terá início às 10h, em torno do tema das representações da identidade regional no cinema paraibano. A segunda mesa vai começar às 19h30 e terá como tema “Cinema, gênero e identidade”. Como debatedores serão reunidos professores, críticos de cinema e cineastas, como Vania Perazzo Barbosa (UFPB), Bertrand de Sousa Lira (UFPB), Cláudio Cardoso de Paiva (UFPB) e Kalyne Almeida (Uninassau).  

“A programação contempla um debate proposto a partir dos interesses dos alunos e alunas em torno da temática do cinema paraibano. Nas mesas temos palestrantes especialistas e pesquisadores que fizeram e fazem história no nosso cinema e será certamente uma rica troca de saberes, experiências e afetos”, conclui Kellyanne Alves. 

O ‘I Paraíba em Cartaz’ é um evento acadêmico-científico resultante de uma atividade interdisciplinar das disciplinas Cinema Brasileiro (Prof. Dra. Kellyanne Alves) e Comunicação e Realidade Regional (Prof. Dra. Marina Magalhães) do Curso de Comunicação Social (Educomunicação) da Universidade Federal de Campina Grande.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.