Cultura

‘Ensaio sobre a cegueira’ recebe ataques da crítica americana

“Ensaio sobre a cegueira”, do brasileiro Fernando Meirelles teve recepção de morna para negativa por parte da imprensa dos Estados Unidos.




Do G1

“Ensaio sobre a cegueira”, do brasileiro Fernando Meirelles, estréia nesta sexta-feira (3) nos Estados Unidos e, teve recepção de morna para negativa por parte da imprensa especializada americana. Publicações importantes do mercado cinematográfico, como a “Variety” e o jornal “The New York Times” criticaram a produção.

O “New York Times” ataca o trabalho do diretor e de seu elenco, mas afirma que o longa tem também pontos positivos. “Não é um grande filme, principalmente porque não consegue transcender a fragilidade de sua fonte. Mas é, apesar disso, pleno de exemplos de como seria um bom filme.”

Já a “Variety” foi mais cruel. “O drama astuto de Meirelles raramente atinge a força visceral, a tragédia profunda e a ressonância humana da prosa de Saramago.” O “Hollywood Reporter” divulgou: “O filme é provocativo, mas também previsível. Ele choca, mas não surpreende”.

No site Metacritics.com, que reúne os textos divulgados pela imprensa e faz um balanço das avaliações dos críticos, “Ensaio sobre a cegueira” está com cotação 47 (de 100), baseada em 22 resenhas.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.