Cultura

Encontro de gerações: Gilberto Gil e BaianaSystem lançam disco com registro de show em Salvador

‘Gil Baiana ao vivo em Salvador’ já está nas plataformas digitais.




Foto: Filipe Cartaxo/ Divulgação

Um encontro de gerações chegou às plataformas de música nesta quinta-feira (30).. O cantor Gilberto Gil e a banda BaianaSystem lançaram o disco com o registro da apresentação em parceria  que fizeram em Salvador, em novembro de 2019 

No show, Gil e a banda tiveram momentos sozinhos no palco, mas o disco, intitulado ‘Gil Baiana ao vivo em Salvador’ traz apenas o momento de encontro entre eles. 

>> Ouça a coluna Cultura Pop no site da rádio CBN

O repertório é muito focado na obra de Gil, tendo clássicos como ‘Extra’ e ‘Nos barracos da cidade. Maas a escolha das canções foi feita pela BaianaSystem, a partir dos pontos de conexão entre suas obras. Também aparecem na lista músicas de outros compositores como ‘Is this love’, de Bob Marley.

Com três discos lançados, a BaianaSystem é uma das maiores expressões da música da Bahia no século XXI. A banda tem um dos melhores shows da música brasileira na atualidade, um evento que tem uma energia surreal, que só quem já foi é capaz de descrever 

Mas, curiosamente, Gilberto Giil nunca tinha ido a um show do grupo. Óbvio que conhecia, ouvia referências de filhos e netos e chegou a cruzar com a banda em um festival, mas não viu a apresentação. O primeiro show que Gil viu foi no palco, justamente este que agora virou disco.

 “É essa fusão de momentos, contextos, histórias. O BaianaSystem é uma banda com esse ecletismo. É a Bahia, né? A Bahia tá viva aqui”, diz  Gilberto Gil, sobre o encontro. “Pra mim, se divide em três matrizes: o ijexá, o reggae e a mensagem, a necessidade de colocar algo para as pessoas”, declara Russo Passapusso, vocalista da BaianaSystem.

No ano passado, pouco depois do show, e antes do disco se tornar realidade,  Gil chegou a dizer, em entrevista, que seria até natural fazer composições  em parceria com a BaianaSystem. A música brasileira espera por isso.

(*Esse texto é uma versão da coluna Cultura Pop, da rádio CBN João Pessoa. A coluna vai ao ar todas as quintas-feiras)


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.