Cultura

Empregadas ganham destaque nas tramas

Personagens principais das novelas globais são empregadas, agora a função ganhou simpatia entre o público e faz o maior sucesso.




Da cozinha ao estrelato, as ajudantes do lar ganharam destaque na TV. Isso porque, em todas as novelas globais, as protagonistas são empregadas domésticas.

Algumas são alegres, como Penha (Taís Araújo) em ‘Cheias de Charme’. Outras são ambiciosas, como Nina (Débora Falabella) em ‘Avenida Brasil’, ou muito justas, como Ana Francisca (Mariana Ximenes), de ‘Chocolate com Pimenta’, no ar em ‘Vale a Pena Ver de Novo’.

Para as atrizes, essas personagens têm um ponto em comum: todas representam os telespectadores. “As empregadas mostram a vontade do povo de melhorar e sonhar. Essa é a mensagem’’, diz Taís Araújo.

A atriz aponta uma mudança de postura desse tipo de papel ao longo dos anos. “Antigamente, a empregada era a coitadinha. Hoje em dia, ela pode e deve alcançar um lugar ao sol.’’

Para Débora Falabella, as empregadas protagonistas são um reflexo da vida real. Além disso, a personalidade batalhadora de Nina faz com que o público se reconheça nela. “Nina luta por um ideal. Isso mexe com os brasileiros, que se identificam por ela ser forte’’, conta.

O autor de “Cheias de Charme’’, Filipe Miguez, conta que ele e sua equipe acompanharam, nos últimos dez anos, as mudanças econômicas pelas quais o país passou. A ascensão dos trabalhadores foi o ponto de partida para escrever a trama.

“Queríamos colocar a cozinha e a casa da empregada como cenários principais, contar a história do ponto de vista delas. Deu certo.’’


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.