Cultura

Divulgada a programação do 5º Festival Internacional de Música Clássica

Programação foi apresentada pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.




Foto: Alessandro Potter

Nesta sexta-feira (17), o prefeito Luciano Cartaxo apresentou a programação do Festival Internacional de Música Clássica. Serão 23 concertos, todos gratuitos, realizados nas igrejas do Centro Histórico, além das 14 masterclasses. A programação completa está disponível no site. O festival de 26 de novembro a 2 de dezembro, e vai reunir 30 atrações, sendo 11 delas internacionais.

O Festival será aberto no dia 26, no Adro da Igreja São Francisco, com um concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), que será regida pelo maestro Laércio Diniz, e terá como solistas convidados o pianista Wagner Tiso e o saxofonista Léo Gandelman.O encerramento será no Parque da Lagoa, com a OSMJP sendo regida pelo maestro Júlio Medaglia, regente convidado, e participação do músico pernambucano Antônio Nóbrega.

Vamos ter aqui artistas vários países, como Holanda, Bulgária e Rússia e tantos outros. Vamos realizar mais de 20 concertos, todos gratuitos, nas nossas igrejas, facilitando a participação das pessoas, mostrando que a música clássica pode ser mais acessível. Estamos felizes porque é um evento consolidado, importante, que também fortalece o nosso turismo, pois antecipamos nossa alta estação com esse Festival que acontece na nossa cidade pela quinta vez e que atrai cada vez mais turistas”, disse Luciano Cartaxo.

Já o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, destacou o valor que Festival de Música Clássica agrega à cultura paraibana. “Esse evento valoriza nossa cultura e tem um apelo turístico porque é divulgado nos países desses músicos estrangeiros, que visitam nossa cidade, assim como nos grandes festivais de música clássica.Estamos trazendo dez músicos de várias nacionalidades. E este ano, tanto na abertura como no encerramento, estamos trazendo outras vertentes da música, como o saxofonista Leo Gandelman e Wagner Tiso, um grande compositor da MPB, além de Antônio Nóbrega, que tem uma identidade com a cultura popular”, destacou.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.