Cultura

Cultura popular é destaque no lançamento oficial do São João da Capital

Grandes atrações, como Alceu Valença e Gilberto Gil, estão na programação do evento, que homenageará os 60 anos de carreira do paraibano Genival Lacerda.



Montagem/Paraíba1
Montagem/Paraíba1
Alceu Valença e Gilberto Gil são algumas das atrações nacionais

Da Redação
Com Secom-JP

Na manhã desta quinta-feira (9), o prefeito Luciano Agra fez o lançamento oficial do "São João de João Pessoa – O melhor da gente 2001". O evento acontecerá de 23 a 29 deste mês no Ponto de Cem Réis e na Praça Rio Branco. Segundo Luciano Agra, esta será uma festa onde prevalecerá a cultura popular. "A festa é na praça e é para o povo", anunciou o prefeito. A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) investe aproximadamente R$ 1 milhão nos festejos.

Neste ano, o São João homenageia os 60 anos de carreira do paraibano Genival Lacerda e a festa terá mais de 50 atrações, como Gilberto Gil, Joquinha Gonzaga, Biliu de Campina e Alceu Valença, além do XV Concurso de Quadrilhas Juninas, que será realizado de 22 a 26 de junho, na Praça Dom Adauto.

De acordo com o prefeito Luciano Agra, a PMJP está investindo R$ 1 milhão no evento, com recursos próprios, no cachê dos artistas, na montagem do palco e sonorização, e na decoração da festa. “O objetivo é inserir João Pessoa no principal circuito de festas juninas do Nordeste. Aqui vai ter São João e o pessoense não precisa viajar para aproveitar os festejos do período”, frisou Luciano Agra.

“A programação foi formulada para oferecer as melhores atrações ao pessoense e nossa expectativa é a de receber um público de aproximadamente 50 mil pessoas por dia”, diz Milton Dornelas, diretor da Funjope. O Festival de Emboladores acontece no dia 23, a partir do meio-dia, na Praça Rio Branco, com cinco atrações.

Confira a programação completa:

Quinta-feira (23)

LocalHorárioAtrações
Praça Rio Branco12hFestival de Emboladores:
Lindalva e Lavandeira
Zezinho da Borborema e Curió de Bela Rosa
Zezinho e Carlos Batista
Frank e Nazar
Geraldo Mousinho e Ginaldo Mousinho
Palco dos shows17h às 19hRegionais do Forró (trio)
Flor de Caruá (trio)
Basto do Acordeom (trio)
Palco da cultura popular19hCoco Novo Quilombo de Gurugi (coco)
Antônio Batista e Severino Paulo (violeiros)
Palco dos shows20hCoral dos Mestres Aboiadores
Zé Calixto
Joquinha Gonzaga
Swing Nordestino

Sexta-feira (24)

LocalHorárioAtrações
Palco dos shows17h

Azulão do Forró (trio)
Os Três do Norte(trio)
Chico Ribeiro & Os Cabras de Mateus (trio)

Palco da cultura popular19hAntônio Costa e Daudete Bandeira (violeiros)
Irmãos Aniceto (pífano) – Cear
Palco dos shows20hDejinha de Monteiro
Ripa na Chulipa

 

Sábado (25)

LocalHorárioAtrações
Palco dos shows17h

Raízes do Forró (trio)
Feira de Mangaio (trio)
Baião de Dois (trio)

Palco da cultura popular19hCirandeiros do Vale do Gramame (ciranda)
Coco da Baía da Traição (coco)
Palco dos shows20hMaciel Melo
Biliu de Campina

 

Domingo (26)

LocalHorárioAtrações
Palco dos shows17h

Forró Fiando (trio)
Forró da Mala (trio)
Alexandre Pé-de-Serra (trio)

Palco da cultura popular19hSeu Cícero (abioador)
Odete de Pilar (Ciranda)
Palco dos shows20hAlceu Valença
Pinto do Acordeom

Segunda (27)

LocalHorárioAtrações
Palco dos shows17h às 19h

Eugênio do Acordeom (trio)
Forró Encabulado (trio)
Marluce Forrozeira (trio)

Palco da cultura popular19hBanda de Zé Pretinho (pífano)
Ciranda do Sol (ciranda)
Palco dos shows20hTrio Nordestino
Os Três do Xamego

 

Terça (28)

LocalHorárioAtrações
Palco dos shows17h às 19h

Tamborete de Forró (trio)
Aconchego do Forró (trio)
Forrozeiro do Nordeste (trio)

Palco da cultura popular19hPenha Cirandeira (ciranda)
Ciranda dos Tupinambás (ciranda)
Palco dos shows20hGilberto Gil
Forró Caçuá

  

Quarta (29)

LocalHorárioAtrações
Palco dos shows17h às 19hRoberto dos oito Baixos (trio)
Luiz Dias (trio)
Os Meninos do Forró (trio)
Palco da cultura popular19hReisado de Zabelê (reisado)
Lapinha de São Sebastião
Palco dos shows20hGenival Lacerda e João Lacerda
Flávio José
Clã Brasil

 
Lançamento

Durante o lançamento do “São João de João Pessoa – O melhor da gente”, na manhã desta quinta (9), a secretária de Comunicação, Marly Lúcio, apresentou a campanha publicitária do evento, desenvolvida pela empresa Nova Ideia Comunicação. “Todo o trabalho visual foi feito para enfatizar o resgate da cultura popular. As peças serão veiculadas na TV, no rádio, em jornais, nas revistas e em outdoors na cidade, além da entrega de folders e de divulgação na internet”, disse a secretária.

De acordo com Marly Lúcio, uma van caracterizada para o São João da Capital vai percorrer alguns pontos de João Pessoa para divulgar o evento. “O veículo vai circular por locais onde há maior fluxo de pessoas e em pontos turísticos para incentivar a participação popular nos festejos”.

Cultura

O São João terá dois palcos montados no Ponto de Cem Réis, sendo um para os shows e outro exclusivo para apresentações da cultura popular. A programação no Ponto de Cem Réis começa às 17h, e às 20h, acontecerá o Encontro dos Mestres Aboiadores, e os shows de Zé Calixto, Joquinha Gonzaga e Swing Nordestino.

O cantor Gilberto Gil participa do evento no dia 28, enquanto Alceu Valença vai cantar seus sucessos no dia 26. Já o homenageado do ano, o campinense Genival Lacerda, se apresenta na última noite do evento, no dia 29. Em 60 anos de carreira e 80 de vida, Genival Lacerda já gravou 70 discos e possui sucessos como “Severina Xique Xique” e “De quem é esse jegue”.

Sobre o apoio da PMJP à cultura popular, Milton Dornelas destacou a escolha de 12 grupos de forró locais, com composições do autêntico forró nordestino, por meio de edital público realizado pela Funjope. Trios de forró pé de serra, bandas e grupos musicais vão animar os sete dias de festejos juninos.

A PMJP também apoia o XV Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Região Metropolitana, que começa antes da abertura oficial do São João, no dia 22, e se estende até o dia 26. O concurso vai acontecer na Praça Dom Adauto, no Centro da Capital.

Equipes da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, de segurança privada e do Corpo de Bombeiros, serão responsáveis pela segurança do evento.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.