Cultura

Confira atrações que encerram Festa das Neves no feriado

Cerimônias religiosas e apresentações de grupos populares marcam último dia de celebrações ao aniversário da Capital e à padroeira Nossa Senhora das Neves.



Secom-JP
Secom-JP
Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa se apresenta na praça Dom Adauto.

Da Redação
Com informações de Marina Magalhães, do JP

A Festa das Neves, que comemora o aniversário de fundação da cidade de João Pessoa, chega nesta terça-feira (5), ao ápice de suas celebrações. O dia de Nossa Senhora das Neves tem como foco principal a programação religiosa, que tem início às 9h na Catedral Basílica, com uma missa de homenagem celebrada pelo arcebispo dom Aldo Pagotto.

A programação religiosa, que tem como tema “As sete palavras de Maria na Sagrada Escritura”, continua às 16h com a procissão que leva a imagem padroeira Nossa Senhora das Neves pelas ruas do Centro. Segundo a Arquidiocese da Paraíba, a padroeira foi escolhida porque o seu primeiro milagre aconteceu em Roma no mesmo dia da fundação da capital: 5 de agosto.

Para finalizar os dez dias de comemoração religiosa, após a procissão os fiéis poderão se encontrar novamente na Catedral, às 17h, para a missa de encerramento, também celebrada por dom Aldo.

Na parte profana da festa, a população poderá aproveitar o feriado com uma grande variedade de atrações culturais. No palco principal, que fica ao lado da praça Dom Adauto, as opções serão as apresentações da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa e a Banda Tuareg’s, a partir das 20h30.

No Teatro das Neves, a diversão fica por conta da peça “Cordel de Retalhos”, do grupo Geca de Teatro, que se apresenta no Largo de São Francisco a partir das 18h30. Diversos grupos de cultura popular também terão espaço para se apresentar no Largo após as 20h. “Lapinha Jesus de Nazaré”, de Mandacaru, “Coco de Roda do Mestre Benedito”, de Cabedelo, “Ciranda do Sol”, do bairro dos Novais e a intérprete Sandra Belê, de Zabelê, fazem a programação.

Ainda no Largo do São Francisco, atrações tradicionais se reúnem na Tenda do Cordel a partir das 21h. Serão a Banda de Pífano São Sebastião, de São José de Piranhas, os cordelistas Francisco Diniz e Valentim Quaresma e músico popular Chico do Canolino, que vem de Baixio, no Ceará, para se apresentar em João Pessoa.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.