Cultura

Concurso visa jovens compositores do país

 Autores de até 30 anos de todo o país podem inscrever as suas peças até o fim do mês.




A Paraíba é um ‘celeiro’ de compositores, vide o Laboratório de Música Aplicada da UFPB. Para promover a renovação do repertório brasileiro de música de concerto e valorizar a produção de compositores emergentes, a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) promove Concurso para Jovens Compositores.

Até o final do mês, autores de até 30 anos provenientes de qualquer lugar do país poderão inscrever suas peças. O vencedor terá a sua obra executada pela orquestra gaúcha durante a temporada 2016 e receberá também prêmio em dinheiro, por encomenda de mais uma obra para ser tocada no próximo ano.
Os interessados poderão inscrever uma obra inédita, de até oito minutos de duração. A entrega da documentação e dos arquivos de áudio deve ser feita via Sedex para a sede administrativa da Ospa (o endereço completo e edital se encontram disponíveis no site www.ospa.org.br).

A seleção se dará através de uma banca composta por músicos da Ospa que atuam como compositores e pelo diretor artístico da fundação, Evandro Matté. As obras finalistas serão alvo de ensaios da própria sinfônica. “A iniciativa incentivará a produção dos jovens nomes da composição de nosso país e agregará à programação de 2016 da orquestra o melhor da nova produção musical nacional”, diz Matté.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.