Cultura

Como é formado o gosto musical? Pesquisa analisa papel dos pais nesse processo

Segundo levantamento, pais roqueiros são os que mais tentam passar gosto pessoal para os filhos.




Treze anos. É com essa idade que a maioria das pessoas encontram a banda favorita, definem o gosto musical. Essa é uma das conclusões de um pesquisa feita pelo site americano de vendas de ingressos TickPick. O estudo da empresa quis saber como o gosto musical é formado e, mais do que isso, tentar entender como os pais influenciam os filhos nesse ponto.

A pesquisa ouviu mais de 900 pessoas, entre pais e consumidores de música que relataram suas experiencias na infâmcia e na adolescência. Os pais foram questionados se tentavam influenciar e como faziam isso.

>> Ouça a coluna Cultura Pop no site da CBN Paraíba

No total, 64% disseram que tentaram influenciar a música que o filho escuta. E 61% disseram acreditar que fizeram um ótimo trabalho. Os números mostram que a influência dos pais é forte, mas não é a principal para a formação do gosto musical. Os amigos foram citados como maiores influenciadores por 66% dos questionados; logo após aparece rádio, com 59%; filmes,com 52%; e só depois aparece pai, com 48%; e mãe, com 45%; fechando o top 5. Cada pessoa respondeu mais de uma opção.

Os pais revelaram que influenciaram o gosto musical dos filhos tocando músicas específicas para eles (40%); tocando bandas específicas (36%); com estações de rádio (31%) ou listas de reprodução (25%). Outros disseram que buscaram o caminho de limitar o que os filhos poderiam ouvir.

>> Confira todos os detalhes da pesquisa no site do TickPick

O levantamento do site revelou que o rock e os subgêneros dele estão entre os estilos que os pais mais tentam passar aos filhos. O campeão é o Indie Rock, com 75% dois pais fãs do gênero tentando fazer os filhos gostarem; logo depois vem o Hard Rock, com 69%; em terceiro aparece o ‘intruso’ Jazz, com 67%; depois vem o Classic Rock e o Heavy Metal (empatados com 64%).

O gênero que os pais menos tentam transmitir aos filhos é o Pop (62%). Mas curiosamente é o mesmo que une as gerações, 43% de pais e filhos disseram curtir músicas do tipo juntos. Já o gênero mais ouvido apenas pelas filhos é o Rap.

(*Esse texto é uma versão da coluna Cultura Pop, da rádio CBN João Pessoa. A coluna vai ao ar todas as quintas-feiras)


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.