Cultura

Com sessões online, Funjope divulga programação da Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento será transmitido através do canal do evento no YouTube.




Cinema

Com sessões online, Funjope divulga programação da III Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez. Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulgou nesta terça-feira (1º), a programação da terceira edição da Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez. Quatro filmes, produzidos com recursos do Edital Walfredo Rodriguez, serão exibidos entre os dias 19 e 20 de dezembro. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o evento será transmitido através do canal do evento no YouTube.

Além dos filmes, a Mostra Walfredo Rodriguez, assim como nas edições anteriores, vai oferecer palestras, mesas redondas, debates e apresentação dos três projetos do Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais, o W.R_Lab. Um desses trabalhos, inclusive, receberá o prêmio Paradiso Multiplica, que consiste em acompanhamento e desenvolvimento por um dos consultores do Projeto Paradiso.

De acordo com o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, a Mostra, que chega à terceira edição, é muito importante não só para o segmento audiovisual, mas toda a cultura de João Pessoa, pois divulga os filmes produzidos pelo edital Walfredo Rodriguez, promovido pela Prefeitura de João Pessoa através da Funjope.

“Nos últimos cinco anos temos lançado cerca de 15 filmes anualmente. Portanto, é uma revolução que fizemos e estamos deixando como legado para a cultura de João Pessoa. Alguns desses filmes percorreram o Brasil e o mundo em festivais, inclusive conquistando prêmios. A Sétima Arte divulga não só os profissionais da área, mas também divulga a nossa cidade”, afirmou.

 

Confira a programação da III Mostra Walfredo Rodriguez:

 

Dia 19/12

10h – Rachel do Valle – Apresentação “Show me thefund”, Projeto Paradiso.
Iniciativa inédita promovida pelo Projeto Paradiso (Rachel do Valle), BrazilianContent (Mary Morita) e Cinema do Brasil (Adriane Freitag David). O Show me theFund é um mapeamento produzido exclusivamente para os players brasileiros que traz luz ao primeiro e fundamental elo da cadeia produtiva: os agentes financiadores.

11h30 –W.R_Pitchings
Apresentação pelos bolsistas dos projetos desenvolvidos no W.R_Lab para uma banca de players, que dará um feedback e selecionará um dos projetos a receber o prêmio “Paradiso Multiplica”, oferecido pelo Projeto Paradiso. Bolsistas W.R_Lab: Kátia Dumont – Projeto “Quem é Elizabeth?”; Taís Pascoal – Projeto “Hospedaria”; Diego Lima – Projeto “Norma”.

14h – Palestra: Éticas e Estéticas de um Cinema Negro: Construção de um Imaginário Antirracista. Com Thiago Costa e mediação de Caroline Porto.

16h30 – I Encontro dos (as) Coordenadores (as) dos Festivais e Mostras de Cinema da Paraíba. Participação de: Veruza Guedes (Festival Cine Açude de Cajazeiras), Deleon Souto (Festival Cinema com Farinha de Patos), José Dhiones (Cine Congo do Congo), Laércio Filho (Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano de Aparecida) e Ramon Batista (Cine Sítio de Nazarezinho), além da mediação de Ana Célia (Mostra Sumé de Cinema).

20h – Sessão de curtas-metragens do Edital WR
Exibição de curtas + bate-papo com realizadores (as) mediado pelo jornalista André Luiz Maia:
Rafameia (Mariah Teixeira)
Menino Azul (Odécio Antônio)
Batom Vermelho Sangue (R B Lima)

Dia 20/12

10h – Palestra: Regulamentação do VOD no Brasil com Alfredo Manevy e mediação de Ely Marques.

14h – Mesa redonda “Entre Atos e Atitudes: A palavra mulher nos corpos audiovisuais”.
Convidadas: Danny Barbosa (PB) – atriz; Karolina Pacheco (PE) – militante; Luzia Costa (PB) – realizadora; Minom Pinho (SP) – diretora do FIMCINE; Bia Marques (RJ) – coletivo DAFB e diretora de Fotografia do Brasil, Ana Célia (PB) – realizadora; e mediação de Ana Dinniz (PB) –realizadora.

16h30 – Mesa de Debate sobre organização da Classe Audiovisual no Brasil com os convidados Vânia Lima – diretora Conselheira Titular da BRAVI; Luiz Antônio Gerace – presidente do STIC Nacional; Maurício Xavier – diretor CONNE/Nordeste; e mediação de Diego Lima, representante do Fórum Setorial do Audiovisual Paraibano.

20h – Sessão de longa-metragem do Edital WR + bate-papo com o realizador do evento e convidados mediado pelo jornalista André Luiz Maia.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.