Cultura

Cabruêra faz cordel para ‘responder’ deputada bolsonarista que usou música da banda em vídeo

Carla Zambelli colocou ‘Forró Esferográfico’ em um vídeo de apoio ao presidente.




A banda Cabruêra usou as redes sociais para criticar a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), que no sábado (25) usou uma música do grupo paraibano em um vídeo de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A resposta da banda veio na forma de um cordel, intitulado ‘Nordeste Resistência’ .

No vídeo divulgado por Zambelli, a deputada questiona a informação de que Bolsonaro não tem apoio nas regiões Norte e Nordeste do país e logo em seguida apresenta uma sequência de imagens, entre outdoors em defesa do presidente e trechos de visitas dele a estados da região. O vídeo tem como trilha sonora ‘Forró Esferográfico’, da Cabruêra, e “Xiquexique”, composta por Tom Zé e José Miguel Wisnik para o Grupo Corpo. Ambas as músicas foram usadas sem autorização dos artistas.

Ainda no sábado, a Cabruêra divulgou uma nota de repúdio contra Zambelli. A banda chamou o vídeo de “peça publicitária mentirosa” e afirmou que iria procurar os meios para acionar a Justiça. A reação do grupo seguiu o mesmo caminho tomado  Tom Zé  e Wisnik. “É uma música que exalta a cultura popular nordestina, para cima. Mas ela é nossa, de quem a fez com este fim. Essa alegria não está à disposição para uso político e, já, eleitoral”, disse Wisnik ao jornal O Globo. 

 

Após a nota, a banda paraibana decidiu apresentar uma resposta cultural ao ato de Carla Zambelli. E aí publicou o vídeo com o vocalista Arthur Pessoa recitando o cordel ‘Nordeste Resistência’. A poesia começa com os seguintes versos : A zambelli é deputada mas não me representa/ é tanta fake news que se inventa/ que parece até piada/ basta dar uma estudada/ pra saber que nossa gente/ é um povo inteligente/ tem história e tem ciência/ o nordeste também é resistência/ e não apoia o presidente. (Veja na íntegra abaixo)

View this post on Instagram

A ZAMBELLI É DEPUTADA MAS NÃO ME REPRESENTA É TANTA FAKE NEWS QUE SE INVENTA QUE PARECE ATÉ PIADA BASTA DAR UMA ESTUDADA PRA SABER QUE NOSSA GENTE É UM POVO INTELIGENTE TEM HISTÓRIA E TEM CIÊNCIA O NORDESTE TAMBÉM É RESISTÊNCIA E NÃO APOIA O PRESIDENTE VEJA BEM PRESTE ATENÇÃO VOU DEIXAR BEM EXPLICADO BASTA VER O RESULTADO DA ÚLTIMA ELEIÇÃO POIS NA NOSSA REGIÃO O SALDO É DIFERENTE A DERROTA O BOZO AINDA SENTE E NÃO TEM NOSSA ANUÊNCIA O NORDESTE TAMBÉM É RESISTÊNCIA E NÃO APOIA O PRESIDENTE MENTIROSA PUBLICIDADE MAIS UMA CORTINA DE FUMAÇA TENTANDO ESCONDER A DESGRAÇA E FALTANDO COM A VERDADE MAS NO CAMPO E NA CIDADE O POVO TA VENDO E SENTE UM GOVERNO INDIFERENTE DE TOTAL INCONSCIÊNCIA O NORDESTE TAMBÉM É RESISTÊNCIA E NÃO APOIA O PRESIDENTE NOSSA MÚSICA TEM MENSAGEM E GRITA POR LIBERDADE POIS PRA GENTE NUNCA É TARDE DEMONSTRAR NOSSA CORAGEM O CARCARÁ TÁ NA PAISAGEM E CONTINUARÁ SEMPRE PRESENTE POIS O MEDO ESTÁ AUSENTE E O REPÚDIO EM VEEMÊNCIA O NORDESTE TAMBÉM É RESISTÊNCIA E NÃO APOIA O PRESIDENTE SOU PARAÍBA E CABRUÊRA SOU WISNIK E SOU TOM ZÉ SOU XIQUEXIQUE ESTOU DE PÉ E LEVANTO ESSA BANDEIRA SOU O PAU DE AROEIRA FORTE DESDE A SEMENTE SOU O BACURAU VALENTE QUE NÃO NEGA A SUA ESSÊNCIA O NORDESTE TAMBÉM É RESISTÊNCIA E NÃO APOIA O PRESIDENTE Arthur Pessoa @tomzeoficial @josemiguelwisnik @grupo_corpo @mihtavora @lauritadias @torohmusic #midianinja

A post shared by Cabruêra (@cabrueramusic) on

Carla Zambelli retirou das redes sociais o vídeo após as críticas e tentou minimizar a situação. A deputada afirmou que não desrespeitou a Lei de Direitos Autorais, pediu desculpas aos artistas e disse que ia lançar uma campanha para divulgar novos nomes da cultura nordestina.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.