Cultura

Prefeitura de Patos anuncia adiamento do São João de Patos, por causa do novo coronavírus

Anúncio foi feito à imprensa local e ainda não há nova data para a realização da festa.




Foto: Coordecom/Divulgação

Seguindo o mesmo cenário de Campina Grande, a Prefeitura de Patos, no Sertão paraibano, decidiu adiar a realização do seu tradicional São João. O anúncio foi feito pelo prefeito interino Ivanes Lacerda (MDB), durante entrevista à imprensa local, nesta terça-feira (24). Um pronunciamento oficial ainda não foi feito, mas o chefe do executivo acabou confirmando a decisão. Uma nova data para a realização da festa não foi divulgada.

Nesta segunda-feira (23), foi a  Prefeitura de Campina Grande que tomou a mesma decisão. O prefeito Romero Rodrigues (PSD) anunciou o adiamento do evento para o período entre 9 de outubro e 8 de novembro, logo após o período eleitoral. A decisão da Rainha da Borborema acabou motivando a Prefeitura de Patos, que realiza a maior festa junina do Sertão paraibano.

No próximo dia 2 de abril, seriam divulgadas as atrações da festa, em um evento que seria realizado pela Fundação Cultural de Patos (Fundap) e a empresa vencedora da licitação. Diferente dos últimos anos, o evento seria realizado no ‘Terreirinho do Forró’, espaço montado ao lado da praça Getúlio Vargas, no Centro.

A comunicação da Prefeitura de Patos informou que a decisão não foi discutida internamente, mas o único foco do poder municipal tem sido o combate à proliferação do novo coronavírus. Por isso, os órgãos públicos intensificaram as ações nos últimos dias, inclusive com decretos que determinam o fechamento do comércio (inclusive os considerados de bens essenciais) e a instalação de barreiras sanitárias, para atestar as condições de saúde das pessoas que tentam entrar na cidade.

“Seguimos a mesma decisão de Campina Grande e por isso estamos adiando o São João. Fomos procurados por diversos segmentos da cidade como representantes do comércio, sindicatos, pedindo para que o evento não seja cancelado. Estamos apenas adiando”, disse Ivanes, que complementou:

“A população de Patos precisa ter a sua autoestima de volta e sabemos que a festa contribui para isso. O evento tem uma contribuição enorme para a economia local e até regional, mas neste momento, as atenções precisam ter um direcionamento especial para a pandemia que estamos vivenciando”, frisou.

 

Cabedelo cancela festejos juninos

 

Os festejos juninos que aconteceriam na cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa, foram cancelados. Em nota, a Prefeitura anunciou que o investimento de R$ 450 mil que seria utilizado no ‘Arraiá do Litoral’ será revertido para ações sociais e de saúde no combate ao novo coronavírus.

Nos últimos dias, a Prefeitura de Cabedelo emitiu um decreto, determinando o fechamento do comércio e a suspensão das aulas na rede municipal, além do atendimento presencial nas repartições públicas. Para as pessoas em situação de rua, os órgãos municipais estão oferecendo refeições diárias e seguras a quem não tem onde morar.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.