Cultura

Jovem paraibana vence concurso regional de fotografia

Concurso buscava retratar as belezas do semiárido a partir do olhar de agricultores nordestinos.




Imagem vencedoraA fotografia da paraibana Alana Ferreira da Silva foi a selecionada para ilustrar a primeira publicação do Programa Semear Internacional. A foto retratando o pôr do sol do Sertão, inscrita no Concurso ‘Beleza do Semiárido’, teve 36% dos votos da banca, formada por representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Semear Internacional. A vencedora, que reside no município de Santa Luzia, na Paraíba, receberá um smartphone e viajará com um acompanhante para receber o prêmio.

O concurso foi direcionado a beneficiários dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, ou seus parentes de primeiro grau. Alana Ferreira tem familiares que são beneficiários do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), projeto apoiado pelo FIDA na Paraíba. No Estado, a Associação Comunitária das Louceiras Negras da Serra do Talhado está sendo contemplada com a perfuração de um poço, reforma do galpão e do forno para produção das louças artesanais, aquisição de máquinas e equipamentos e ações de capacitação da área de comercialização e marketing.

Os autores das fotografias que ficaram do segundo ao quinto lugares receberão certificados e também terão suas imagens utilizadas em outras ações de comunicação do Programa Semear Internacional. Foram analisados pontos como fidelidade ao tema e autenticidade das imagens.

Alana Ferreira“O concurso foi bastante aceito entre os beneficiários dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil, e a imagem escolhida retrata bem esta beleza do semiárido, só que por um olhar de quem realmente convive com aquelas belezas todos os dias”, disse a coordenadora do Semear Internacional, Fabiana Viterbo.

O Concurso

As inscrições para o Concurso de Fotografia “Beleza do Semiárido”, promovido pelo Programa Semear Internacional, aconteceram de 6 a 25 de novembro deste ano, objetivando selecionar uma imagem para ilustrar a capa de uma publicação do Programa, que retratasse a beleza do semiárido a partir do olhar de agricultores nordestinos. Puderam participar beneficiários diretos de qualquer um dos seis projetos apoiados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) na região Nordeste do Brasil, ou seus parentes de primeiro grau mediante documentação comprobatória.

O Procase é resultado da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do Semiárido paraibano. O projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento rural sustentável do Semiárido, reduzindo os atuais níveis de pobreza rural e fortalecendo as ações de prevenção e mitigação da desertificação em sua área de intervenção.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.