icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Justiça proíbe taxistas de abordarem motoristas do Uber

Sindicato dos taxistas diz que medida é equivocada e que vai recorrer da liminar.

Publicado em 21/10/2016 às 15:51

Uma liminar assinada nesta quinta-feira (21) proíbe que taxistas realizem qualquer tipo de abordagem contra motoristas do aplicativo Uber em João Pessoa. A ordem provisória foi assinada durante uma audiência pelo juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, da 4ª Vara da Fazenda Pública, a pedido do Sindicato das Empresas de Hotelaria e Alimentação de João Pessoa.

A liminar prevê que o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas, Caminhoneiros e Condutores Auxiliares (Sinditaxi) da Paraíba deverá pagar uma multa diária de R$ 2 mil para qualquer “abordagem ou ato tendente a impedir o tráfego de veículos, seja ele qual for, e sob qualquer justificativa, assegurando direito constitucional de ir e vir das pessoas”.

O presidente do SindTáxi, Adauto Braz, informou que a ação não diz respeito aos taxistas. “Os taxistas não abordam, quem tem que abordar é a Semob [Superintendência de Mobillidade Urbana]”, disse. Ele informou que o sindicato já entrou com uma ação para recorrer da decisão. “É uma liminar equivocada”, declarou. Já foram divulgados relatos de passageiros do Uber sendo perseguidos por taxistas na capital.

Já o presidente do Sindicato das Empresas de Hotelaria e Alimentação, Graco Parente, acredita que a medida é importante em decorrência do Festival do Turismo de João Pessoa, que começa nesta sexta-feira (22) e deve reunir mais de três mil agentes e operadores de viagem de todo o Brasil. “A medida visa não nublar o sucesso do evento, que é considerado um dos mais influentes e importantes do Norte e Nordeste”, disse.

Participaram da audiência os representantes do escritório de advocacia que conseguiram a liminar, um representante da Semob-JP, responsável pela fiscalização em conjunto com a Polícia Militar, Cristiano Queiroz da Nóbrega, o advogado da Semob-JP, Alysson Correia Maciel, e o presidente do Sindicato das Empresas de Hotelaria, Graco Parente.

Disputa entre Uber e taxistas se arrasta em João Pessoa

A disputa entre taxistas e a Uber se acirrou desde a chegada do aplicativo em João Pessoa, no mês de setembro. A Semob anunciou que iria multar os motoristas da empresa flagrados transportando passageiros, medida posteriormente proibida pela Justiça.

Em João Pessoa, uma lei municipal proíbe o aplicativo desde o ano passado. Um projeto que tramita na Câmara Municipal, entretanto, tenta revogar a proibição. A Uber argumenta que seu funcionamento é permitido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Procurando não perder terrenos, o aplicativo de táxis 99 expandiu sua oferta de descontos em diversas cidades, incluindo a capital paraibana.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp