icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

'Disque 123' já registra 34 casos

Do total de registros, a violência contra a criança e o adolescente soma o maior número de denúncias, com 19 casos.

Publicado em 08/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 12/07/2023 às 12:17

Com apenas duas semanas de funcionamento, o Disque Estadual 123, da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), já registra 34 denúncias de casos de violação dos direitos de crianças, adolescentes, idosos e deficientes. No topo das ocorrências está a violência física, que somou nove ligações.

Em segundo lugar nas ocorrências ficou a violência sexual, com sete registros. Foram denunciados, ainda, três ameaças de morte, dois casos de exploração sexual, dois de exploração econômica, um de privação de liberdade e um de omissão.

Do total de registros, a violência contra a criança e o adolescente soma o maior número de denúncias, com 19 casos. Em segundo lugar aparecem 10 ocorrências contra a pessoa idosa e com menos registros estão as denúncias contra a pessoa com deficiência, com cinco casos.

A maior parte das denúncias foi registrada em João Pessoa, nove casos. Em segundo lugar está Campina Grande, com seis denúncias. Os municípios de Patos, Natuba, Mulungu e Dona Inês registraram dois casos cada. Já Pocinhos, Monteiro, Cubati, Conceição, Piancó, Alhandra, Queimadas, Bayeux, Aroeiras, Lagoa Seca e Paulista registraram um caso cada.

Das 34 ligações recebidas, foram registrados 51 casos de diferentes tipos de violação de direitos. Entre os tipos mais comuns estão a violência psicológica, com 13 casos, e a negligência, que também teve 13 registros.

Além de registrar denúncias, o Disque 123 também presta informações sobre violação de direitos, tira dúvidas, monitora e encaminha os casos para os setores responsáveis. O serviço funciona nos três turnos, das 7h à meia-noite.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, apesar do pouco tempo de implantação, já se pode destacar o sucesso do Disque 123. “O balanço que fazemos é totalmente positivo. É uma nova cultura que estamos criando, a Paraíba é pioneira. A denúncia é o pontapé inicial, então queremos insistir que as pessoas, mesmo que não tenham todos os elementos da denúncia, denunciem”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp