icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Confira o que abre e fecha no feriado de amanhã em João Pessoa e resto do Estado

Abertura, ou não, das lojas comerciais fica a critério dos lojistas, desde que paguem a ajuda de custo dos funcionários.

Publicado em 30/04/2015 às 9:00 | Atualizado em 14/02/2024 às 12:23

O Dia do Trabalho, comemorado amanhã, vai alterar o expediente nas repartições públicas municipais e estaduais, bancos e companhia de trens, que estarão fechados. No entanto, as lojas do comércio de rua poderão abrir, enquanto nos principais shoppings de João Pessoa, o funcionamento será normal, estendendo o final do expediente em mais uma hora.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), a abertura, ou não, das lojas comerciais fica a critério dos lojistas, desde que realizem o pagamento da ajuda de custo para os funcionários, no valor de R$ 42,00, além de uma folga que deve ser gozada em até 15 dias após o feriado. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Lojistas da capital (SindLojas-JP), que ressaltou que esses critérios estão estabelecidos na convenção coletiva da categoria.

Os principais shoppings da cidade, como Manaíra, Mangabeira e Tambiá, abrirão normalmente. Com exceção do Shopping Tambiá, que funcionará das 9h às 20h, os outros dois iniciarão o atendimento ao público às 10h, como já ocorre em dias normais. No entanto, em vez de fechar as portas às 22h, o horário foi esticado para aqs 23h.

De acordo com a assessoria de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, em João Pessoa (CBTU-JP), no Dia do Trabalhador não haverá viagens de locomotivas, retornando as atividades normais no sábado seguinte, sendo o primeiro horário de partida de trem às 4h25 e encerramento às 13h55. Como de costume, no domingo as estações não abrem.

Bancos
Já a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que amanhã não haverá atendimento nas agências bancárias, em função do feriado que comemora o Dia do Trabalho em todo o Brasil. Mas lembrou que a população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar as demais operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes, como casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

A Febraban alertou que as contas com vencimento marcado para 1º de maio, como as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês poderão ser pagos no próximo dia útil subsequente, dia 4, sem incidência de multa, já que os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados federais, estaduais e municipais.

Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las, no caso das que têm código de barras, nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Comércio fecha em Campina Grande
Em Campina Grande, o comércio fechará durante todo o dia, segundo informações do Sindicato do Comércio Varejista de Campina Grande (Sindilojas). Diferentemente de outros feriados, não há possibilidade de pagamento de multa ou benefícios para quem quiser abrir seu estabelecimento.

Os shoppings Cirne Center, localizado na área central da cidade, e Luiza Motta, no Catolé, também estarão fechados durante toda a sexta-feira. Já o shopping Partage ofertará apenas a praça de alimentação e sua área de entretenimento (cinema e Game Station), das 11h às 22h.

Assim como os serviços estaduais, os municipais também só voltarão a funcionar na próxima segunda-feira, de acordo com o secretário de Administração de Campina Grande, Paulo Roberto Diniz. “Esse é um feriado importante, então apenas os serviços essenciais serão mantidos, como a limpeza urbana e o pessoal da Saúde”, explicou o secretário.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp