icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Bibliotecas públicas da capital oferecem grande acervo e espaço

Usuários podem desfrutar de materiais, ambiente tranquilo e acesso à internet. 

Publicado em 16/07/2017 às 10:01

Apesar do aumento do interesse em livros digitais e outras formas de leitura que envolvem a tecnologia, as bibliotecas públicas ainda continuam sendo espaços que atraem leitores de João Pessoa. Na capital paraibana, é por meio delas que é possível ter acesso a diferentes tipos de livros sem gastar dinheiro, além de estudar um ambiente tranquilo e propício ao conhecimento com material acessível e acesso à internet gratuita.

Localizada no bairro de Tambauzinho, a Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista, no Espaço Cultural, possui um acervo de 100 mil volumes, entre livros de romance e de estudo, jornais e revistas. Segundo a diretora do espaço, Tatiana Cavalcante, o objetivo deles é “chegar até 250 mil volumes até 2018”. A biblioteca também possui mídias acessíveis, com livros em braille e CDs de livros para deficientes auditivos.

“Em geral, o público que frequenta o espaço é concurseiro ou jovens do ensino médio que precisam de um lugar tranquilo para estudar. Eles usam apenas o espaço por ser um ambiente tranquilo e levam seu próprio material. Mas há quem busque alugar livros do acervo, como jovens e idosos que buscam ter acesso a um conteúdo para se entreter e sem gastar por isso”, ressaltou a diretora.

Na biblioteca, cada pessoa pode alugar até 3 livros e ficar com eles por até 15 dias, com direito a renovação do empréstimo. Para tanto, a pessoa precisa fazer um cadastro simples com um documento com foto.

Recentemente, a Biblioteca do Espaço Cultural recebeu 10 computadores que estão disponíveis para toda a comunidade. O material foi doado pela ONG Conecta Biblioteca, projeto social com sede no Rio de Janeiro, que tem o objetivo de incentivar a transformação social por meio das bibliotecas públicas.

Outra que tem um importante trabalho social é a Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos, localizada no Centro da capital. Segundo a auxiliar Solange Guedes Diniz, em média, eles recebem de 50 a 60 pessoas por dia. O espaço possui um acervo de 28 mil livros e conta com material acessível em braille para seus visitantes. Assim como a Biblioteca do Espaço Cultural, a Biblioteca Augusto dos Anjos também possui computadores disponíveis para uso da comunidade.

A biblioteca Augusto dos Anjos funciona, ainda, como um ponto de apoio para os comerciantes que buscam passar seu horário de almoço lendo ou estudando. É por isso que eles têm um espaço reservado para se alimentar dentro da biblioteca.

“Recebemos estudantes de escolas públicas de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e até Cabedelo que vêm até a biblioteca fazer seus trabalhos de casa, desde trabalhos de arte, como maquetes, até os trabalhos mais simples. Também recebemos idosos que vêm para a biblioteca apenas para ler o jornal”, contou Solange.

Serviço:
Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista
Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 - Tambauzinho
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: 7h às 19h
Sábado: 8h às 17h
Domingo e feriados: 8h às 13h

Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos
Av. Gen. Osório, 253 - Centro
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: 8h às 16:30h

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp