icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Lá Vem o Enem: especialistas de cinco áreas dão ideias de temas para redação de 2022

Produção textual será cobrada no primeiro dia de provas, em 13 de novembro.

Publicado em 07/11/2022 às 8:51


                                        
                                            Lá Vem o Enem: especialistas de cinco áreas dão ideias de temas para redação de 2022
Lá Vem o Enem: funções de linguagem e redação. Foto: Jornal da Paraíba.

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 será aplicada no próximo dia 13 de novembro. O tema sempre é motivo de especulação e ansiedade por parte de candidatos e dos professores que os preparam. Por isso, o Jornal da Paraíba reuniu ideias de cinco especialistas sobre qual pode ser o assunto cobrado neste ano.

>>> Veja dicas para escrever uma redação nota mil

As sugestões de propostas foram feitas por especialistas do Sistema Positivo de Ensino.

Meio ambiente

Temas relacionados com ecologia não aparecem na redação desde o ano de 2008, segundo Samantha Fechio, assessora de biologia.

Por isso, ela acredita que seja uma abordagem que tenha relação com consumo e meio ambiente. “Uma proposta como essa envolveria reflexões dos estudantes a respeito do seu comportamento diante dos problemas com o meio ambiente”, explicou.

Uso da tecnologia na educação

Considerado um debate em alta desde o início da pandemia de Covid-19, com a ampliação do ensino remoto por causa da necessidade de isolamento social, trabalhar a forma com que os recursos tecnológicos estão à disposição de estudantes e professores e usam utilizados em sala de aula também pode ter relação com o tema da produção textual deste ano.

“O novo Ensino Médio, por exemplo, prevê que uma parte da carga horária pode ser trabalhada no formato a distância. Pode ser que o tema gire em torno disso, das possibilidades de ensino a distância ou mesmo ensino híbrido”, orientou o assessor de física, Danilo Capelari.

Uso de combustíveis renováveis no Brasil

Já o assessor de química, Flávio Barbosa, lembrou que os poderes públicos estão com olhares cada vez mais voltados para as possibilidades de uso de combustíveis renováveis, a exemplo da eólica. Por outro lado, ele destacou que pouco se fala sobre a consequência disso.

Por isso, o especialista destacou que a redação deste ano, pode cobrar que os candidatos contextualizem essa temática com base na realidade brasileira.

Economia do Brasil enquanto país em desenvolvimento

Processos de industrialização e fluxos financeiros são as apostas do assessor de filosofia, Jorge Palicer do Prado, para a redação deste ano.

O especialista relaciona, ainda, os temas com costumes de um mundo tecnológico e cada vez mais conectado.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na realidade brasileira

Já a aposta da especialista de geografia, Rafaela Pacheco Dalbem, está ligada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que são propostas para que as atividades humanas causem cada vez menos impactos ao meio ambiente e às próprias pessoas e que essa pode ser uma boa pedida para a produção textual.

“Se tivesse que apostar em apenas um desses temas, acredito que seria algo sobre a fome, presente no ODS nº 2, cuja proposição é acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, reforçou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp