Concursos

Consulte simulados Correios e veja como funciona prova de ‘certo ou errado’

Faça simulados de português, informática e matemática.




Do G1

O G1 traz simulados de português, informática e matemática com questões anteriores do Cespe/UnB compiladas por professores de três cursos preparatórios.

Clique aqui para ver o simulado de português

Clique aqui para ver o simulado de informática

Clique aqui para ver o simulado de matemática

Como funciona a prova de certo ou errado
*Lia Salgado

As provas, previstas para 15 de maio, pela manhã, com duração de 3h30, serão apenas objetivas. Como é praxe nas provas elaboradas pelo Cespe/UnB, os exames constarão de itens para julgamento e o candidato deverá assinalar C (certo) ou E (errado) em cada um. Haverá 50 itens relativos aos conhecimentos básicos e 70 referentes aos conhecimentos específicos.

O candidato que não tiver experiência nesse tipo de formulação de questões deverá priorizar a resolução de provas anteriores da mesma banca. É importante lembrar que cada item marcado incorretamente valerá 1 ponto negativo. Os que ficarem em branco não contarão ponto. Assim, é preciso ter cuidado para não “chutar” muitas questões e reduzir muito o resultado final. Por outro lado, há que se ficar atento à pontuação mínima para aprovação: 10 pontos na prova de conhecimentos básicos, 21 na de conhecimentos específicos e 36 no somatório das duas.

Os conhecimentos básicos de todos os cargos constarão de português, informática, inglês e administração pública –esta com pontos de direito administrativo e estatuto da ECT. Há apenas as seguintes exceções: a disciplina de português não entra como básica para os candidatos com formação em letras; e informática não é conhecimento básico para os candidatos a alguns cargos de analista de sistema e engenharia de redes. Os conhecimentos específicos variam conforme a especialidade/área de atuação.

Na organização do tempo para o estudo, o candidato deverá levar em conta que será cobrado maior número de questões dos conhecimentos específicos.

* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.