Ciência e Tecnologia

Tratamento estético garante sorriso perfeito

Clareamento e implante dentário são alguns dos procedimentos mais procurados.



Kleide Teixeira
Kleide Teixeira

O sorriso é um poderoso cartão de visitas que todas as pessoas podem ter. Dentes bonitos e bem tratados são indispensáveis para quem preza pela boa aparência, além de ser um sinal de cuidado com a saúde. Para garantir o sorriso bonito e o hálito puro, a odontologia estética tem investido em modernos equipamentos para satisfazer as exigências do público.

Dentre os vários procedimentos oferecidos, o clareamento dentário é um dos mais procurados. Segundo o dentista Marcelo Paiva, a técnica pode ser realizada no consultório odontológico ou de modo caseiro, supervisionado pelo profissional de odontologia. “As substâncias presentes no agente clareador penetram na estrutura dentária, transformando substâncias escuras em outras mais claras”, explica.

Todavia, é preciso lembrar que nem todas as pessoas podem se submeter ao clareamento dentário. As contraindicações, conforme Paiva, são para as grávidas ou lactantes; pacientes com alguma sensibilidade dental; e crianças ou adolescentes que ainda não têm dentes permanentes. Pacientes com histórico de câncer podem realizar o tratamento, mas precisam de atenção especial.

Também é importante destacar que o clareamento dentário implica restrições alimentares. “Após a realização do tratamento, o paciente deve evitar a ingestão de alimentos que contenham pigmentos”, explica o dentista Marcelo Paiva. Entende-se por esses alimentos: café, vinho tinto, açaí, refrigerantes com corantes, sucos coloridos, molho, chá preto, etc.

“Além disso, o paciente deve evitar o fumo e o uso de batom”, afirma. As restrições são temporárias. O dentista explica que o clareamento dentário não é prejudicial ao dente, pois não há desgaste e nem enfraquecimento da estrutura dentária.

O clareamento dentário é apenas um dos muitos procedimentos estéticos que garantem um sorriso bonito. “A odontologia estética oferece várias opções de tratamento, como as restaurações estéticas, laminados e coroas de porcelana pura, dentre outros”, afirma o dentista. De acordo com Paiva, é preciso analisar cada paciente para indicar qual o melhor procedimento para suas necessidades.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.