Ciência e Tecnologia

Smartphone com TV interativa grava até 10 horas de programação

Usuário pode participar de enquetes e acessar conteúdo extra. GM600, da LG, custa R$ 700.



Divulgação
Divulgação
O LG GM 600, com TV digital interativa.

Do G1

A TV interativa pode estar longe dos aparelhos domésticos, mas já são realidade nos aparelhos celulares. A fabricante LG anunciou nesta terça-feira (1º) o GM600, que permite aos usuários acessar canais da TV aberta digital (por meio do padrão 1 SEG) e interagir com os programas por meio de aplicativos. Eles poderão trocar dados, fazer sugestões, participar de enquetes e ter acesso a outros conteúdos diretamente no aparelho.

O celular permite gravar, inclusive com agendamento, até 10 horas da programação da TV, além de apresentar tela de três polegadas sensível ao toque, câmera de 3.2 megapixels, interface 3D interativa, widgets on-line, tecnologia de som Dolby Mobile. Ele ainda toda vídeos em DivX, e tem memória expansiva para até 16 GB. O modelo, que custa R$ 700, no entanto, não possui conexão à rede 3G.

A companhia aposta nos modelos de telefones móveis com TV digital, acreditando que os consumidores brasileiros se interessarão pela tecnologia, ainda mais por conta da interatividade, que permitirá “saber em tempo real os resultados de todos os jogos da rodada ou votar em um participante no paredão do ‘Big brother Brasil”, disse Raimundo Barros, diretor de engenharia da TV Globo de São Paulo. A emissora é parceira da LG com a TV digital interativa portátil.

“O brasileiro é apaixonado por televisão. A quantidade e a qualidade de conteúdos gratuitos são itens bem aceitos e a TV digital integrada nos aparelhos acrescenta valor real aos usuários desse tipo de celular, sendo a grande aposta para a disseminação, em curto prazo e em grande escala, dessa nova tecnologia”, disse Rodrigo Ayres, gerente de produto de celular da LG no Brasil.

A LG quis deixar claro que os recursos de interatividade são gratuitos, transmitidos pela emissora de TV junto com a programação regular da TV digital. Quando o canal apresenta conteúdo interativo, um ícone com a letra “i” aparece na tela. O usuário precisa clicar no atalho para usar as informações.

Quando é necessário utilizar recursos como SMS e rede de dados para participar de uma enquete, por exemplo, o usuário será alertado que haverá cobrança deste uso.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.