Ciência e Tecnologia

Saiba como descartar pilhas e baterias usadas

Pilhas e baterias devem ser descartadas em estabelecimentos comerciais. Empresas têm dois anos para criar postos de coleta.




Do G1

Pilhas e baterias devem ser descartadas em estabelecimentos comerciais. Esses objetos contêm metais pesados como o mercúrio e precisam ser descartados em locais adequados para que não poluam o meio ambiente.

O Conselho Nacional de Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente, determinou que os estabelecimentos comerciais serão os responsáveis pela coleta dos produtos descartados pelos consumidores. As empresas têm dois anos para criar os postos de coleta.

Alguns estabelecimentos de Juiz de Fora (MG) já deram início a projetos de conscientização para incentivar a população a fazer o descarte adequado desses produtos. Há dois meses, um supermercado disponibiliza um lixo especial para o depósito de pilhas e baterias. Mais de 30 quilos já foram recolhidos.

Estudantes do RS recolhem pilhas para reciclagem

Há cerca de um ano, estudantes de uma escola do município criaram o programa “Pilhados” para o recolhimento de pilhas. O objetivo do projeto, segundo o estudante Thiago Machado, é trazer informações sobre a forma correta de descartar os produtos sem prejudicar o meio ambiente.

“Todas as pessoas precisam ter uma responsabilidade social pela produção do seu lixo. A pedagogia que vem sendo implantada é a da redução da quantidade de pilhas, o reaproveitamento e a reciclagem”, diz a professora de educação ambiental, Rachel Zacarias.

 


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.