Ciência e Tecnologia

Empresa paraibana de software receberá incentivo do governo chileno

Empresa paraibana de software, a BlooBox, é selecionada para o StartUp Chile e receberá incentivo do governo chileno.



Ilustração
Ilustração

Da Redação

A BlooBox, empresa de desenvolvimento de software com sede na Paraíba, foi selecionada para participar do StartUp Chile, um programa internacional de incentivo ao desenvolvimento tecnológico que tem por objetivo atrair para o país projetos pioneiros nessa área.

A iniciativa do governo chileno pretende apoiar novas empresas de tecnologia, as chamadas start-ups, cujos produtos ou serviços tenham grande potencial de crescimento no mercado internacional. As empresas selecionadas receberão investimento financeiro para abrirem escritórios na cidade de Santiago, a capital chilena.

Já seus fundadores receberão treinamento na área de mercado internacional e participarão de rodas de negociações com investidores do mundo inteiro – tudo isso em Santiago, no Chile.

A BlooBox foi fundada em João Pessoa (PB) há pouco mais de um ano e um de seus principais softwares é o bloobox.tv, que permite gerenciar em tempo real redes de TV Indoor, agregando à programação as badaladas mídias sociais, como Twitter, Tumblr, Flickr, blogs, entre outras.

"Nós criamos uma nova vertente dentro deste ramo, que é a TV Indoor Social, que promove a interação do público com a tela da TV. Acreditamos que foi isso que chamou a atenção e garantiu nossa visibilidade internacional", explica Herval Freire, fundador da BlooBox.

Novo Vale do Silício

A BlooBox iniciará suas operações no Chile a partir de junho, quando também chegarão ao país start-ups dos Estados Unidos, Europa, Ásia e América do Sul – entre elas, há outras três empresas brasileiras. Com a presença das start-ups no território chileno, cada qual trazendo um produto ou serviço diferenciado, a expectativa é de que haverá um intercâmbio sem precedentes em tecnologia, além de um grande impulso para novos negócios no cenário internacional. Não é à toa que Santiago já está sendo chamada de o Vale do Silício da América Latina, uma referência à região da Califórnia que reúne as maiores empresas de tecnologia do planeta, como Microsoft, Google e Facebook.

"Passar nessa seleção é uma conquista não só para a BlooBox, mas principalmente para Paraíba. É a prova de que temos no nosso estado empresas capazes de competir internacionalmente", afirma Herval Freire, que nasceu em Campina Grande (PB) e se graduou pelo IFPB, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. "Espero que nosso exemplo sirva de inspiração principalmente para estudantes de tecnologia e jovens empreendedores. E que eles lembrem: com uma ideia na cabeça e trabalho árduo é possível crescer e se destacar", afirma.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.