Brasil

Paraíba é o terceiro estado do Brasil que menos investe em saúde

Dados do Ministério da Saúde comprovam que a Paraíba investiu apenas 7,4 % das verbas na saúde, quando deveria investir, no mínimo, 12% no setor.




Da redação

Segundo dados do Ministério da Saúde a Paraíba está em terceiro lugar no ranking dos estados que menos investem na saúde. Em 2007 o governo da Paraíba aplicou cerca de 7% nos gastos em saúde. A coleta de dados foi feita e publicada pelo jornal Folha de São Paulo.

A Constituição determina que o governo deve aplicar, no mínimo, 12% da verba pública na saúde. O que acontece é que, os estados aplicam bem menos. Segundo duas pesquisas baseadas nos dados do MS, durante 2006 e 2007 os estados aplicaram cerca de 9,54 % no setor.

Para terem suas contas aprovadas, muitos estados incluíram nas contas da saúde, por exemplo, tratamento de esgoto, plano de saúde dos funcionários estaduais, aposentadoria dos servidores da saúde, alimentação de presidiários e programas sociais do estilo Bolsa-Família.

Em 2006 a Paraíba aplicou cerca de 12% na saúde mas em 2007 o estado aplicou apenas 7,41% no mesmo setor. Na pesquisa de 2007, 16 estados investiram menos de 12% na saúde, o equivalente a R$ 3,6 bilhões que deixaram de ser aplicados no setor.

No ranking estão ainda os estados de Minas Gerais em segundo lugar, investiu 7,09 %, e Rio Grande do Sul em primeiro lugar, que investiu 3,75%. Os três estados que mais investiram em saúde são: Amazônia, 23,8 %, Distrito Federal, 19,64% e Rio Grande do Norte, 18,65 %.

Contas aprovadas

O gasto com saúde do Governo da Paraíba é sempre um ponto de polêmica quando do julgamento anual das contas pelo Tribunal de Contas do Estado. Mesmo sem atingir o percentual exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o TCE aprovou todas as contas do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.