Brasil

País tem mais vigilantes privados do que PMs

Número de vigilantes supera em 5% o total de policiais militares. Grandes empresas e setor público são os que mais contratam.




País tem mais vigilantes privados do que PMs

Da Redação
Com informações da Agência Brasil

O número de vigilantes privados em atividade no Brasil supera em cerca de 5% o total de policiais militares de todos os estados do país. O levantamento é da Coordenação de Controle da Segurança Privada da Polícia Federal, demonstrando que existem hoje no país 431.600 vigilantes e 411.900 policiais militares.

Esse “exército” da segurança privada também supera, em 35%, o efetivo total das Forças Armadas, que é de 320.400 homens. São Paulo é o estado com maior número de vigilantes privados, seguido do Rio de Janeiro.

Segundo o pesquisador André Zanetic, da Universidade de São Paulo (USP), quem mais procura esse tipo de serviço não são residências, mas sim as grandes empresas e o setor público. O aumento da criminalidade urbana e a proliferação de grandes espaços privados abertos ao público, como shopping centers, casas de shows e agências bancárias, contribuíram para a grande incidência de seguranças privados.

O coordenador de Controle da Segurança Privada da Polícia Federal, delegado Adelar Anderle, defende a articulação entre a segurança privada e os órgãos policiais. “Os órgãos de segurança pública não são suficientes para fazer frente a essa grande onda de criminalidade. Por isso, precisamos fazer um movimento de trazer todo o potencial da segurança privada para junto da segurança pública”, disse.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.