Brasil

Força Aérea Brasileira procura por avião desaparecido na Amazônia

FAB busca o avião que desapareceu depois de partir de Manaus. Aeronave é um C-98 Caravan que tinha como destino a cidade de Tabatinga, no Amazonas.




Da Agência Brasil

Equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) procuram pelo avião que desapareceu na manhã de hoje (29), depois de ter partido de Cruzeiro do Sul, no Acre, com destino a Tabatinga, no sudoeste do Amazonas. O avião é um C-98 Caravan da FAB. A confirmação do desaparecimento foi feita pelo Comando da Aeronáutica há pouco.

Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB já se encontram na região entre Tabatinga e Cruzeiro do Sul para fazer as buscas. A área entre as duas cidades compreende a terra indígena do Vale do Javari, onde as únicas presenças humanas são do destacamento de fronteira do Exército Brasileiro e de povos indígenas.

A aeronave tinha 11 pessoas a bordo que participavam de ação de vacinação do Ministério da Saúde. O avião pertence ao 7º Esquadrão de Transporte Aéreo e tem capacidade para transportar 14 pessoas e quatro tripulantes.

Os prováveis viajantes eram seis profissionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), uma servidora da prefeitura de Atalaia do Norte, município amazonense, e quatro tripulantes: um piloto, um co-piloto e dois mecânicos, mas o Comando da Aeronáutica ainda não confirmou oficialmente a lista de passageiros.

O modelo C-98 Caravan foi desenvolvido no início dos anos 80 nos Estados Unidos para transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias. No Brasil é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e de evacuação aeromédica. Também é usado pelo Correio Aéreo Nacional e em ações cívico-sociais do Exército Brasileiro.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.