Brasil

Empatados, Gabeira e Paes votam no Rio

Os dois candidatos se disseram confiantes na vitória. Van com material de campanha foi apreendida.




Do G1

Os dois candidatos à prefeitura do Rio votaram antes das 9h deste domingo (26), dia de definição do segundo turno da eleição municipal. Fernando Gabeira, candidato do PV, chegou às 8h20 na fila e foi um dos primeiros a votar na Escola Municipal Pedro Ernesto, na Fonte da Saudade, Zona Sul do Rio. A chegada do candidato causou tumulto no local. Após votar, Gabeira posou para fotógrafos e se disse "confiante no resultado".

“Acho que vai haver uma presença em massa dos eleitores. Essa é uma eleição histórica”, disse o candidato.

Gabeira acredita que o número de abstenções neste segundo turno será menor. Ele também afirmou que deve haver uma migração dos votos nulos.

“Qualquer que seja o resultado, vai ser uma vitória apertada. É como se fosse uma corrida de cavalo, alguém vai ter que botar o pescoço ou, eu como tenho nariz grande, quem sabe não chego na frente?”, disse o candidato, em tom de humor com os jornalistas.

Gabeira deixou o local e foi acompanhar o seu vice, Luiz Paulo Corrêa da Rocha, a votar no Engenho de Dentro, subúrbio do Rio. Em seguida, Gabeira vai andar por bairros da Zona Sul, para acompanhar a votação.

O candidato Eduardo Paes (PMDB) votou pouco antes das 9h no Gávea Golf Club, em São Conrado, na Zona Sul. Ele foi acompanhado da mulher e dos filhos.

"Estou muito confiante. As pesquisas me animaram. Nessa última semana, demos uma virada, um empate técnico, mas com alguma vantagem", disse.

Segundo Paes, antes de votar, ele esteve na Igreja da Penha, e na Igreja de São Jorge em Quintino, ambas no subúrbio, para fazer uma oração. Em seguida, ele pretende percorrer a cidade, e acompanhar a apuração das urnas em sua casa na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

As últimas pesquisas Ibope e Datafolha, divulgadas no sábado, apontaram empate técnico entre os candidatos Paes e Fernando Gabeira (PV) na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Os dois institutos indicam Paes com 51% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos) e Gabeira, 49%.

Material de campanha

Uma van foi apreendida nesta manhã pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) na Avenida 24 de Maio, no Méier, subúrbio do Rio. O automóvel transportava 5 mil panfletos, 20 bandeiras grandes e 70 pequenas.

O material de propaganda é de Paes e, segundo o tribunal, seria usado em boca-de-urna na Tijuca, Zona Norte. O motorista do veículo foi detido e vai prestar esclarecimentos no Ministério Público Eleitoral.

Segurança

A segurança das eleições é feita por 15.800 policiais militares. Dez mil ficam na cidade do Rio e o restante é dividido entre Campos e Petrópolis.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.