Brasil

Aposentados e pensionistas recebem metade do 13º em agosto

Ministro da Previdência anunciou que segurados que estão em auxílio-doença também terão direito à antecipação e sugeriu que beneficiários quitem dívidas.




Da Redação
Com informações da Agência Brasil

O ministro da Previdência, José Pimentel, anunciou na quarta-feira (30) que os aposentados, pensionistas da Previdência Social e segurados que estão em auxílio-doença receberão 50% do 13º salário antecipado em agosto.

De acordo com José Pimentel, a decisão do governo tem como objetivo reduzir custos. “A decisão do presidente Lula é de pagar a antecipação do 13º sobre a folha de agosto, inclusive aqueles que recebem no mês de agosto, em torno de dez milhões de aposentados e pensionistas, terão a parcela do seu 13º já com a folha de agosto. Aqueles que recebem nos cinco primeiros dias de setembro também receberão nesta data”, informou o ministro.

Uma das recomendações de Pimentel aos aposentados foi de que aproveitem o dinheiro extra para quitar dívidas, “para que possam ter um menor comprometimento dos seus benefícios nos meses seguintes”, sugeriu.

Esta é a terceira vez que o governo antecipa o pagamento do 13º salário, em 85 anos de história da Previdência Social. Pelo acordo firmando entre as entidades representativas dos aposentados e o governo, o 13º continuará sendo antecipado até 2010, último ano de permanência do presidente Lula no poder.

Por lei, não têm direito ao 13º salário os beneficiários do amparo previdenciário do trabalhador rural, de renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.