Vida Urbana

Vestígios de óleo são encontrados em praia de João Pessoa

Gotas foram vistas durante uma fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente.




Imagem das manchas de óleo divulgada pela prefeitura (Foto: Divulgação/Secom-JP)

Gotas de óleo foram encontradas na praia de Barra de Gramame, em João Pessoa, na manhã deste domingo (27), pela equipe de monitoramento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Amostras foram coletadas e serão analisadas. Mas a Capitania dos Portos adiantou que as manchas não são novas.

As pequenas manchas de óleo foram encontradas entre a desembocadura do Rio Gramame e a primeira faixa de pedras da praia. O trabalho de monitoramento da região foi reforçado desde a última quinta-feira (24), devido ao redirecionamento de uma corrente marítima que poderia trazer para a Paraíba o óleo que tem se acumulado no litoral pernambucano. Outro fator que facilitou a chegada dos resíduos foi a maré alta.

“Estamos fazendo um monitoramento diária desde 2 de setembro por toda a extensão da costa da capital”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Abelardo Neto. O trabalho é feito por uma equipe de fiscalização e biólogos, que vêm utilizando drones para trazer mais agilidade e eficiência.

O chefe de fiscalização, Allison Cavalcanti, que lidera a equipe, informou que a Marinha e a Capitania dos Portos foram acionadas para participarem dos desdobramentos. Eles devem auxiliar na coleta e acondicionamento do material para a realização de um descarte adequado. Também haverá uma atenção minuciosa na área para verificar se a descoberta é indício de um futuro alerta vermelho.

Procurada, a Marinha disse os vestígios encontrados em Barra de Gramame não são manchas. O material é resquício do que atingiu o litoral paraibano em setembro.

O litoral da Paraíba chegou a ter 16 praias de seis cidades atingidas pelo óleo. O estado foi o primeiro a notificar as autoridades navais e de meio ambiente sobre o óleo nas praia, em 30 de agosto de 2019, no Conde, Litoral Sul.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.