Vida Urbana

Usineiros Zebedel de Miriri e Cuca recebem título de cidadão paraibano na ALPB

Honraria aos empresários foi proposta pelo deputado Wallber Virgulino.




Paulo Fernando e José Ivanildo recebem homenagem na ALPB (Foto: Rafael Oliveira/CBN)

Paulo Fernando e José Ivanildo recebem homenagem na ALPB (Foto: Rafael Oliveira/CBN)

Os empresários José Ivanildo Cavalcanti de Morais Filho e Paulo Fernando Cavalcanti de Morais Filho foram homenageados nesta quinta-feira (14) pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Usineiros, plantadores de cana-de-açúcar, defensores da vaquejada e amantes do cavalo quarto de milha, eles receberam o título de cidadãos paraibanos, através de propositura do deputado Wallber Virgulino (Patriotas).

“Vocês estão sendo homenageados não só por empreender, mas por terem escolhido o nosso estado para investir, morar e criar seus filhos. Vocês me orgulham e tenho a satisfação de chamá-los de conterrâneos a partir da concessão deste título. É uma homenagem para pessoas que realmente amam o nosso estado”, destacou Wallber aos homenageados.

O empresário Paulo Fernando Cavalcanti de Morais Filho, mais conhecido por Cuca, disse que a Paraíba, para onde se mudou para trabalhar, acabou o conquistando como casa. “Vim para Rio Tinto, seguindo os passos do meu pai, e acabei escolhendo a Paraíba não apenas para construir meu lado empresarial, mas para fazer a minha família”, afirmou, destacando que “no início dizia eu sou de Pernambuco, mas moro na Paraíba; mas depois de um tempo passei a dizer moro na Paraíba, mas sou de Pernambuco”.

José Ivanildo Cavalcanti de Morais Filho, o Zebedel da Miriri, também falou brevemente durante a solenidade, para agradecer a honraria, dando como destaque a vaquejada, sua maior paixão. “O que gera riqueza no Nordeste é a vaquejada. Vivemos uma batalha no ano passado, mas graças a Deus conseguimos que ela fosse reconhecida como esporte”, disse. “Estou muito agradecido, um dia especial porque estou recebendo o título junto a um primo-irmão”, completou.

O título aos dois empresários foi entregue aos homenageados com a presença de uma plateia composta por amigos, familiares, políticos e autoridades, dentre eles os deputados federais Ruy Carneiro (PSDB) e Efraim Filho (DEM), e o empresário Eduardo Carlos, presidente da Rede Paraíba de Comunicação.

Paulo Fernando e José Ivanildo recebem homenagem na ALPB (Foto: Rafael Oliveira/CBN)

Paulo Fernando e José Ivanildo recebem homenagem na ALPB (Foto: Rafael Oliveira/CBN)

Zebedel de Miriri

O industrial José Ivanildo Cavalcanti de Morais Filho, mais conhecido como Zebedel da Miriri, é natural de Macaparana, Pernambuco, mas escolheu a Paraíba para empreender no ramo do agronegócio e da pecuária com atuação nas áreas de cana-de-açúcar, banana, gado, cavalos.

Zebedel da Miriri, atualmente, ocupa também o cargo de Diretor Técnico na Miriri Alimentos e Bioenergia SI A, empresa do setor sucroenergético, produtora de Açúcar, Etanol e Destilados Alcóolicos (cachaça e aguardente), localizada na zona rural de Santa Rita, na região Metropolitana de João Pessoa. A empresa gera anualmente uma média de 1.650 empregos diretos numa amplitude de 10.000 empregos indiretos.

“O agronegócio sob a gestão de José Ivanildo Cavalcanti de Morais Filho se destaca na busca por tecnologia agrícola, no manejo adequado do solo, pois ele acredita que o agronegócio deva existir para gerar um impacto positivo, não apenas no mercado, mas em toda a região que a sua empresa atua”, destacou Wallber ao apresentar o projeto.

Cuca

Já o empresário Paulo Fernando Cavalcanti de Morais Filho, o Cuca, também industrial e usineiro do agronegócio iniciou suas atividades agrícolas como plantador de cana-de-açúcar, de maneira independente na cidade de Timbaúba, em Pernambuco, em uma propriedade com aproximadamente 35 ha, arrendada de seu pai. Fornecendo para a Usina Nossa Senhora de Lourdes, em Macaparana (PE), logo se tornou um dos maiores fornecedores de cana de açúcar do Nordeste.

Em 1989, juntamente com Luizmar Melo adquiriram o controle acionário da Japungu Agroindustrial S.A., uma destilaria de álcool, localizada em Santa Rita, iniciando assim suas atividades empresariais. Em 1996, arrendaram o parque industrial da Usina Santana S.A., determinando a constituição da Agroval Agroindustrial Vale do Paraíba Ltda, também em Santa Rita, para a produção de açúcar.

No ano de 2001, os empreendedores decidiram investir no centro-sul do país, adquirindo a CRV Industrial Ltda, localizada em Goiás, inicialmente uma destilaria de álcool a qual foi ampliada para a produção de açúcar. Da associação com a Cooperativa Agroindustrial de Rubiatada Ltda, adquiriu a Uruaçu Açúcar e Álcool Ltda, em 2011, e seis anos mais tarde a “Usina Vale do Paranaíba”, a qual passou a se chamar CRV Industrial Ltda – Filial Unidade Capinópolis.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.