Vida Urbana

UFPB divulga edital de cadastramento para candidatos selecionados na primeira edição do Sisu

Pró-reitoria de Graduação está disponibilizando 7.872 vagas, distribuídas nos dois semestres de 2020.




O Campus I da UFPB, em João Pessoa, oferece o maior número de vagas e cursos / Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou um edital de cadastramento direcionado aos candidatos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com o objetivo de preencher as 7.872 vagas disponibilizadas, referente ao ingresso para o período letivo 2020.1 e 2020.2. O cadastramento será realizado nos dias 30 e 31 de janeiro e 03 e 04 de fevereiro. No cronograma definido pelo Ministério da Educação (MEC), o prazo de inscrição para a primeira edição do Sisu 2020 vai até às 23h59 deste domingo (26).

>>> Confira os detalhes do edital

A primeira edição do Sisu 2020 oferecerá vagas para ingresso nos 1º e 2º períodos letivos de 2020 da UFPB, distribuídas entre 124 cursos participantes. Segundo o edital, nos dias 30 e 31 de janeiro, o cadastramento ocorre no horário das 8h às 12h. Já nos dias 03 e 04 de fevereiro, o horário é das 14h às 17h.

O edital estabelece ainda que todos os candidatos classificados dentro do limite de vagas oferecidas para cada curso de graduação deverão realizar o cadastramento obrigatório pessoalmente ou mediante procuração pública ou particular específica para este fim, com firma reconhecida em cartório, ou perderão o direito à vaga.

A seleção e a classificação dos candidatos às vagas da chamada regular disponibilizadas pela UFPB, por meio do Sisu, são realizadas pelo Sisu, cabendo à UFPB realizar apenas o cadastramento obrigatório dos candidatos.

No término da chamada regular, as vagas referentes à primeira edição do Sisu 2020, eventualmente não ocupadas, e/ou oriundas de desistências, e/ou cancelamentos, serão preenchidas mediante chamada de lista de espera, utilizando-se da lista de candidatos inscritos e disponibilizada pelo Sisu/MEC. O candidato selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

Ainda de acordo com o edital, para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse em apenas um dos cursos para o qual optou concorrer em sua inscrição, por meio da página do Sisu, durante o período de 29 de janeiro a 04 de fevereiro de 2020.

A pró-reitora de Graduação, Ariane Sá, explicou que um aluno de qualquer instituição pública, se estiver com vínculo ativo e for classificado para o período 2020.1, o vínculo será cancelado automaticamente. Já para o 2020.2, de acordo com a professora, o cancelamento de vínculo acontece no momento em que o aluno tentar fazer a matrícula. Em caso de remanejamento do 2º para o 1º período na lista de espera, o candidato perde o vínculo.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.