Vida Urbana

UEPB realiza Campeonato de Aviões de Papel, em Campina Grande

Torneio acontece no próximo dia 23 no Departamento de Educação Física do Campus I, no bairro do Bodocongó. Grande.




(Foto: Assessoria)

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai realizar no sábado (23) o 1º Campeonato de Aviões de Papel da Paraíba. O torneio faz parte do projeto de extensão “Dando asas à Educação”, e objetiva desenvolver o pensamento científico dos cidadãos, bem como incentivar os estudantes de escolas públicas e privadas de Campina Grande e região a se envolverem em trabalhos experimentais da academia.

>>> Veja o regulamento completo do campeonato

As provas vão ser realizadas no Ginásio de Esportes do Departamento de Educação Física (DEF), da UEPB, e será dividida nas modalidades Distância (com aviões de papel tipo dardo), e “Duração de voo” (com aviões de papel tipo planadores), nas quais os competidores devem competir igualmente, efetuando três lançamentos dos dois modelos. As categorias competitivas serão organizadas em duas faixas etárias, a sub 13, para alunos de idade entre e e 9 anos, e sub 13, para os alunos com idade entre 10 e 13 anos, acompanhados por professores responsáveis.

Conforme o coordenador de Esportes e Lazer da UEPB, Eugênio Eloi, a ideia é aprender com brincadeiras simples. “É possível, para os alunos, observarem o avião no ar e tentar descrever esse objeto, como ele é, como é seu voo, se ele fica pouco ou muito tempo no ar, se cai rápido ou lentamente. Com base nessas observações, os professores conseguem transmitir conceitos de aerodinâmica de forma muito prática, explicando questões de física sobre a resistência do ar e levando esses alunos a refletirem sobre o que é preciso fazer para que seu avião de papel voe por mais tempo. Conceitos como resistência, sustentação e aerodinâmica são o primeiro passo para que o aluno desenvolva até mesmo um protótipo de avião mais elaborado”, explicou Eugênio.

O Campeonato é realizado através da Pró-Reitora Estudantil (Proest) e da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL), inspirado no Campeonato Mundial de Aviões de Papel, que tem a  chancela da Paper Aircraft Association (PAA) e é disputado na arena Hangar – 7, na cidade de Salzburgo, na Áustria. A data prevista inicialmente era o dia 19 de outubro, mas foi alterada e deverá acontecer no próximo dia 23 de novembro.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.