Vida Urbana

Turistas aprovam São João de Campina Grande de 2018, revela pesquisa

Apesar dos problemas deste ano, 95% dos visitantes aprovaram a festa, diz instituto 6Sigma.




Apesar do adiamento do início da festa, liminar judicial que chegou a suspender a execução de músicas, mas depois foi derrubada, o “Caso das Agulhadas” e o incêndio de barracas, a edição 2018 do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, foi aprovada pela maioria dos turistas que participou da festa de 1º de junho a 1º de julho.

Nesta quinta-feira (2), o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Campina Grande e Interior da Paraíba (SindCampina) divulgou, na Vila Sítio São João, o resultado da pesquisa sobre o nível de satisfação dos turistas que participaram  São João. Foi oferecido um café da manhã às autoridades, empresários e jornalistas, num encontro que reuniu os segmentos diretamente relacionados ao evento.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, foi representado pelo secretário-chefe de Gabinete, Diogo Lyra. Estivarem presentes, entre outros, o coordenador municipal de Turismo, Celino Neto; vereador João Dantas; coordenador municipal do Procon, Rivaldo Rodrigues, além de lideranças empresariais, especialmente às ligadas ao setor turístico de Campina Grande e da Paraíba.

Conforme o consultor da 6Sigma, Pedro Cézar, a metodologia aplicada foi a mesma utilizada nos dez anos. O grupo 6Sigma, que realizou a pesquisa, entrevistou 600 turistas, no período de 9 de junho até o final do evento, tendo os resultados uma margem de erro de apenas 3,5%. Os turistas foram ouvidos em locais de grande fluxo como a Vila do Artesão, Sítio São João, Salão do Artesanato, Trem do Forró e Parque do Povo.

Satisfação

Pedro Cézar disse que, na avaliação geral, o índice de satisfação com a cidade e com o evento foi plenamente satisfatório. Pelos dados levantados, a cidade de forma geral tem níveis de aprovação excelentes. Este ano, 95% dos turistas aprovaram Campina Grande. Já o “evento de forma geral” foi também aprovado por 95% dos turistas, sendo 64% consideram o evento “ótimo” e 31% consideram “bom”.

Outros itens obtiveram grandes percentuais de aprovação, entre eles hospitalidade dos campinenses (97,1%); atendimento em hotéis, motéis e pousadas (93%); Parque do Povo (93%); limpeza do Parque do Povo (90,4%) e atendimento nos restaurantes e bares (85,3%).

De acordo com o presidente do SindCampina, Divaildo Bartolomeu Junior, a iniciativa foi muito importante, levando-se que este tipo de pesquisa é fundamental para o aprimoramento do Maior São João do Mundo, além de aferir avanços no evento, a exemplo da elevação do nível de satisfação dos turistas quanto ao atendimento nas redes de hotéis e restaurantes, conforme atestou a pesquisa deste ano.

Já o prefeito Romero Rodrigues, ao tomar conhecimento dos números apresentados pela Pesquisa 6Sigma, demonstrou enorme satisfação com o êxito de evento. Segundo ele, o fato de quase cem por cento dos turistas presentes à cidade aprovarem o evento é uma clara demonstração de que a edição de 2018 alcançou o sucesso esperado por todos apesar das grandes dificuldades enfrentadas para a promoção da maior festa popular do interior do Brasil.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.