Vida Urbana

Transposição do Rio São Francisco: 3ª estação de bombeamento do Eixo Norte é acionada

Previsão é que a água chegue ao Ceará em setembro, seguindo para atender a Paraíba.




Foi acionada nesta sexta-feira (3) a terceira e última estação de bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, localizada em Salgueiro, no sertão de Pernambuco. Com o acionamento da EBI-3, a previsão é que a água chegue ao túnel Milagres, em Penaforte, no Ceará, em setembro, seguindo para atender também a população da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A oferta hídrica chegará a mais de 7,1 milhões de habitantes em 223 cidades nesses estados.

Para chegar à elevatória acionada nesta sexta-feira, as águas do São Francisco percorrem 80 quilômetros desde o início da etapa 1N, na captação do rio em Cabrobó. Ao todo, o trecho 1N tem 140 km, onde estão distribuídas as três estações de bombeamento.

Em fevereiro deste ano, o Governo Federal acionou EBI-2, em Terra Nova, também em Pernambuco.

Quando os dois eixos estiverem totalmente finalizados, as águas do Velho Chico devem chegar a 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.