Vida Urbana

Transportes turísticos devem pagar R$ 200 para ter acesso a praias de Pitimbu

Lei entrou em vigor no último domingo; turistas têm descidos dos ônibus para evitar o pagamento da taxa.




Entrou em vigor no último domingo (5) uma lei do município de Pitimbu, no Litoral Sul da Paraíba, que exige o pagamento de uma taxa de R$ 200 para que transportes turísticos tenham acesso às praias do município. Imagens de turistas deixando os ônibus e seguindo andando em direção às praias para evitar o pagamento da taxa foram divulgadas nesta quarta-feira (9).

De acordo com o secretário de Turismo do município, Francisco Pinheiro, a lei foi aprovada em 2016 e pretende controlar e evitar a degradação das praias de Pitimbu. "Queremos, com essa fonte de recursos, reorganizar a orla", explicou. "Temos uma situação em que os turistas cometem crimes ambientais constantemente. Num domingo à tarde, por exemplo, a quantidade de lixo nas praias é enorme e isso tem um custo", disse.

Segundo o secretário, houve uma discussão com o Ministério Público, órgãos ambientais e setores da sociedade antes da aprovação da lei. "Discutimos a questão com vários segmentos e temos consciência que deve haver uma contrapartida para a população", falou. De acordo com ele, a prefeitura já tem projetos para investimentos na infraestrutura das praias e as obras devem começar em breve.

Francisco Pinheiro acrescentou ainda que a lei é válida apenas para transportes turísticos, e que grupos religiosos e de esportistas, dentre outros, têm garantida a isenção do pagamento da taxa.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.