Vida Urbana

Transporte escolar vai passar por vistoria

Semob começa nesta segunda-feira (2) vistoria nos veículos que fazem transporte escolar em João Pessoa.



Secom-PMJP
Secom-PMJP
Se aprovado, veículo recebe um selo adesivo; vistoria obedece um cronograma e será cobrada taxa de R$ 47,90

Veículos que prestam serviços de transporte escolar em João Pessoa começam a ser vistoriados na próxima segunda-feira, pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). A inspeção, que vai até o dia 27 de julho, acontece das 8h às 17h, na sede do órgão, localizado no km 25 da BR-230, no bairro do Cristo. Os proprietários desses transportes devem ficar atentos, pois a vistoria obedece a um cronograma de quatro semanas por ordem de registro do veículo e é cobrada uma taxa de R$ 47,90.

Na inspeção são observados não somente os itens de segurança e os equipamentos obrigatórios, mas também a higiene e o conforto dos veículos. Faroletes, sinaleiras, bancos, forros, tapetes, funilaria, pintura, tacógrafo, extintor, pneus, cintos de segurança, trava das portas, buzinas e parabrisas, são alguns dos itens verificados.

Os transportes não aprovados na inspeção terão um prazo para sanar o problema, de acordo com o tipo de irregularidade encontrada no veículo. No entanto, os itens referentes à segurança e equipamentos obrigatórios devem ser regularizados imediatamente. Se isso não ocorrer, o permissionário fica impedido de prestar o serviço.

Ao ser aprovado, o veículo recebe um selo adesivo na cor amarela, correspondente à vistoria do segundo semestre do ano, que é afixado no parabrisa dianteiro. A Semob recomenda aos pais dos alunos que antes de contratar o serviço procurem se informar junto à Divisão de Transportes se o veículo está devidamente cadastrado e regularizado.

Atualmente, são 430 veículos cadastrados pela Semob, que passam por fiscalizações a cada seis meses, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo a Semob, pelo menos quatro mil crianças e adolescentes são transportados por dia em veículos escolares.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.