Vida Urbana

Sites falsos enganam interessados no Programa Habilitação Social, alerta Detran-PB

Páginas utilizam layout semelhante ao original e fazem cobranças aos usuários.




Uma tentativa de golpe a partir de sites falsos supostamente relacionados ao Programa Habilitação Social continua a ser executada. O alerta é do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB). As páginas, de acordo com o órgão, utilizam um layout semelhante ao oficial, contando inclusive com ficha de inscrição para os interessados.

Os golpes acontecem a partir dos endereços detran.cnh-e.net, social.cnh-e.net, cnhsocial.net.br e nossofgts.club/cadastro/cnhsocial/confirmado/?f9. O Detran ressalta que o site oficial do programa é o www.habilitacaosocial.pb.gov.br e as inscrições são gratuitas, sendo feitas exclusivamente nesse endereço. Além disso, todo o procedimento é livre de cobranças, não tendo custo algum para o usuário. O órgão lembra ainda que não envia nenhum tipo de boleto por correio, e-mail ou mensagem.

De acordo com o corregedor do Detran-PB, Valberto Lira, golpes desse tipo costumam prejudicar muitas pessoas pelo fato de se assemelharem com as características dos sistemas originais. “Algumas pessoas já nos procuraram por terem sido prejudicadas por essa prática. Em busca de se beneficiar, os criminosos reproduzem com bastante semelhança o site original, levando o usuário a crer que é um procedimento seguro”, explicou.

O corregedor frisou ainda que é importante que os usuários se mantenham informados de programas desse tipo somente por meio das fontes oficiais. “Quando as inscrições do programa são abertas, o Detran faz uma ampla divulgação, inclusive com a publicação do edital em Diário Oficial”, completou.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.