Vida Urbana

Sisu oferece mais de 15 mil vagas em instituições públicas da PB

No Brasil inteiro são mais de 238 mil oportunidades. Candidato deverá usar nota do Enem para concorrer.



Maria Socorro e Silva
Maria Socorro e Silva
Para participar da seleção no Sisu o candidato não pode ter zerado a nota da redação no Enem 2016

Os estudantes que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 poderão, a partir desta terça-feira (24), concorrer a uma das 238.397 vagas disponíveis em instituições públicas de ensino superior. A seleção vai ser feita através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para participar, o candidato não pode ter tirado zero na redação.

O número de vagas ofertadas esse ano é 4,5% maior que o ano passado, quando foram ofertadas 228.071 vagas no primeiro processo seletivo de 2016. O Sisu vai oferecer vagas em 131 instituições públicas, entre universidades, institutos federais e instituições estaduais. As inscrições ficarão abertas até o dia 27 de janeiro, pela internet, na página do Sisu. Cada candidato pode fazer até duas opções de curso.


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
, com campi em João Pessoa, Areia, Bananeiras, Rinto Tinto e Mamanguape, oferece o maior número de vagas. São 7.790 em 123 cursos de graduação presencial. Em comparação com o número oferecido em 2016, o total de 2017 teve um aumento de 90 vagas.

Com 3.318 vagas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aparece em segundo lugar em relação ao número de vagas. As ofertas são para o período 2017.1 e, de acordo com a instituição, representam um aumento de 74 vagas, em comparação ao ano passado.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai oferecer 3.095 vagas para o período de 2017.1. As vagas são distribuídas entre os cursos de graduação dos campi de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé.

A menor quantidade de vagas é do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no total são 1.260 para cursos oferecidos nos 10 campi do Estado (João Pessoa, Sousa, Campina Grande, Cabedelo, Patos, Princesa Isabel, Monteiro, Cajazeiras, Picuí e Guarabira).

 
Nota do Enem
 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (18) o resultado do Enem 2016. Os cerca de 6 milhões de candidatos que fizeram as provas já podem conferir as notas na página do participante do Enem. Para acessar, é necessário informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição.
 
Os estudantes têm acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Eles ainda não têm, no entanto, acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.