Vida Urbana

Sinal analógico da TV aberta muda em maio para TV digital; condomínios devem ficar atentos

Por usarem antena coletiva, condomínios devem passar por um processo diferenciado de adaptação.




TV DIGITAL

Síndicos e administradores de condomínios devem ficar atentos ao processo de desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no 30 de maio em João Pessoa e em mais 12 municípios do entorno. A partir desta data, todas as emissoras locais, incluindo a TV Cabo Branco, passarão a ser transmitidas apenas na tecnologia HD (alta definição).

A medida serve para João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Marcação, Mari, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado. Até a data estipulada, os moradores dessas cidades que quiserem continuar assistindo à programação da TV aberta deverão adquirir um televisor com conversor integrado ou um decodificador externo.

>>> Kit de TV digital foi distribuído em João Pessoa e outras seis cidades

No caso de síndicos e administradores de condomínios, o primeiro passo é verificar a antena coletiva. Para captar o sinal digital, a antena deve ser digital e estar apontada para a torre de transmissão. Também é importante que o síndico consulte uma empresa especializada para ter certeza de que a distribuição do sinal pelo condomínio é adequada para a tecnologia do sinal digital. Outro alerta é para o aparelho de TV, que também precisa estar preparado para receber este sinal.

“Televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 só recebem o sinal analógico e, por isso, precisam de um conversor de sinal, que pode ser adquirido em lojas de eletrônicos. Se tiver dúvidas, o ideal é consultar o manual do fabricante”, comenta Aline Fernandes, gerente regional da Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

A busca de canais também é importante, pois os condôminos podem ter o televisor já preparado, mas continuar assistindo aos canais analógicos. Este é um processo indispensável, pois os canais digitais não aparecem automaticamente nos televisores. Para mais informações é só entrar em contato com a Seja Digital pelo telefone 147 ou pelo site da entidade.