Vida Urbana

Semob-JP divulga plano de mobilidade para os blocos do Folia de Rua

Plano inclui onde serão feitos bloqueios e indica rotas alternativas para cidadãos.




Foi divulgado, nesta quinta-feira (1º), o plano de mobilidade para os desfiles dos blocos participantes do projeto Folia de Rua, que começa neste fim de semana, pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana.  Será utilizado o sistema de bloqueio gradativo, sendo feito apenas durante a passagem dos blocos e liberados logo em seguida, para garantir a fluidez do tráfego de veículos e também a segurança dos pedestres.

Serão disponibilizados 120 agentes de mobilidade que estarão em pontos estratégicos de bloqueio para disciplinar o trânsito. Além dos agentes em locais fixos, serão mais 32 motociclistas e 8 viaturas monitorando todo o entorno do trecho dos desfiles. Também estarão de plantão equipes da Divisão de Sistema Viário (DSV) para atender urgências relativas aos semáforos nos locais das apresentações dos blocos que antecedem o Carnaval.

Bloqueios

No sábado, dia 3, o primeiro bloqueio ocorrerá às 15h, para o estacionamento dos trios elétricos na Avenida Epitácio Pessoa (sentido Centro-praia), entre a Avenida Wandick Filgueiras e a Rua Tito Silva. No domingo (4), a interdição terá inicio às 14h para o bloco das Virgens de Tambaú, com concentração na Epitácio pessoa, no antigo Posto 99. Já na segunda-feira (5), para o bloco Muriçoquinhas, a interdição será às 14h, na Epitácio Pessoa, em frente à Academia Corpo Livre saindo às 17h30.

Transportes

Foi determinado às empresas de transporte coletivo um reforço na quantidade de ônibus para atender os foliões que irão participar dos blocos com um apoio maior da frota nas linhas que passam pela Epitácio Pessoa, informando também a alteração do tráfego para a passagem dos blocos.

O reforço da frota será nos locais de encerramento dos blocos de maior público deste fim de semana (Muriçocas do Miramar, Muriçoquinhas, Atletas e Virgens de Tambaú), como também no Terminal de Integração do Varadouro (TIV), para aonde vai a maioria dos foliões.

Durante os desfiles dos blocos Banho de Cheiro e Virgens de Tambaú, respectivamente nos dias 3 e 4, próximos sábado e domingo, as linhas do sistema de transporte coletivo deverão cumprir o seguinte quadro operacional:

As linhas do tetéu deverão realizar duas viagens extras nos horários de 1h e 2h, saindo do Terminal de Integração (TIV);

As linhas 204 (Cristo), 302 (Cidade Verde), 505 (Bairro dos Ipês), 116 (Colinas do Sul), 3200 (Circular) e 5201 (Colinas/Epitácio/Rangel), deverão realizar viagens extras a partir do TIV, nos horários de 1h30 e 2h30, até o termino do evento;

As linhas 5600 (Mangabeira Shopping), 5603 (Mangabeira VII), 5605 (Mangabeira Shopping), deverão realizar viagens extras até o termino do evento;

As linhas 507 (Cabo Branco), 510 (Tambaú), 513 (Tambaú/Bessa) deverão operar com frota mínima de 10 veículos, entre 18h e o termino do evento;

As linhas 1500 (Circular) e 5100 (Circular) poderão trafegar até o TIV, mediante solicitação da supervisão de transporte e durante o tetéu devem trafegar até a Orla.

E a linha T010 (Bessa) deverá circular no tetéu durante os dias dos eventos.

Pontos de ônibus

Em todos os desfiles do projeto Folia de Rua, agentes de mobilidade vão orientar os usuários do transporte coletivo quanto à modificação dos pontos de embarque e desembarque em função dos bloqueios e alteração provisória dos itinerários dos ônibus das linhas urbanas.

Monitoramento

O plano do Folia de Rua e o monitoramento do trânsito, no perímetro da orla marítima e Avenida Epitácio Pessoa, serão realizados por agentes de mobilidade que operam as 67 câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT).


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.