Vida Urbana

Seis praias impróprias para banho e umidade do ar pode atingir 20%

Demais praias do litoral paraibano variam entre excelente e satisfatória.




Foto: Francisco França

Seis praias do litoral paraibano estão impróprias para banho neste final de semana, de acordo com relatório da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgado na sexta-feira (5). Cinco delas estão localizadas em João Pessoa, sendo nos bairros de Manaíra, Bessa e Cabo Branco. O relatório completo está disponível online.

Já a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que a umidade relativa do ar mais baixa deve ficar entre 20% e 40% neste sábado (6) no Cariri e no Sertão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ideal para a saúde do ser humano é que ela varie entre 50% e 80%. No outro extremo, a umidade pode chegar a 90% no litoral paraibano.

Segundo o órgão, Cariri, Seridó e Sertão também devem registar as temperaturas mais altas, podendo chegar a 37°C.

Praias impróprias

Em João Pessoa estão impróprias para o banho as praias Bessa I, na Avenida Presidente Afonso Pena, em frente ao estabelecimento comercial Sorveteria Friandise, e também próximo ao Maceió; Manaíra, nos trechos em frente à quadra de Manaíra e do Flat Manaíra Palace igualmente localizados na Avenida João Maurício, e no trecho 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da galeria pluvial no final da Ruy Carneiro/Bahamas.

Ainda na Capital, também não estão apropriadas para o banho as praias Cabo Branco nos trechos próximo à desembocadura da galeria pluvial em frente ao estabelecimento Bar do Cuscuz, na rotatória do final da Av. Cabo Branco e 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura da galeria pluvial; Penha, nos trechos 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do rio do Cabelo; e Jacarapé, nos trechos100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do rio do Jacarapé.

No município de Pitimbu, a Sudema recomenda aos banhistas evitar a praia do Maceió, nos trechos 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho Engenho Velho.

Os banhistas também devem evitar os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.