Vida Urbana

Secretaria de Saúde inicia cadastramento de carros-pipa em Campina Grande

O cadastro é obrigatório a todos os carros-pipa que circulam na cidade e se estende até a quinta-feira.




O cadastramento de caminhões-pipa para o abastecimento das unidades hospitalares de Campina Grande e de outros locais da cidade começou a ser realizado nessa quarta-feira (17), se estendendo até a quinta-feira (18).  De acordo com a Secretaria de Saúde,  todos os carros-pipa que circulam em Campina devem fazer o cadastro. O mutirão acontece das 8h às 12h no estacionamento da casa de shows Spazzio, no bairro do Itararé. 

Para fazer o cadastramento, os proprietários dos veículos devem levar cópia do CPF, RG, nota fiscal do tanque do carro, documento do veículo e comprovante de residência do dono. Os motoristas ficarão isentos do pagamento da taxa sanitária, que custa R$ 45,00. Os caminhões-pipa de outros municípios também podem passar pela vistoria e o consequente cadastramento. Os veículos que participam da Operação Pipa do Exército também precisam desta licença para firmar os contratos.
 
Depois do mutirão, os condutores terão até trinta dias para fazer o cadastramento na sede da Gevisa, também com a isenção da taxa sanitária. Após este prazo, será iniciada uma fiscalização. Os caminhões que não tiverem o adesivo e a declaração de autorização e que estiverem abastecendo ambientes como restaurantes, condomínios, hospitais e residências, com água dos reservatórios impróprios, serão proibidos de circular.
 
A Gerência de Vigilância Sanitária de Campina Grande (Gevisa), vai avaliar as condições dos tanques dos caminhões, analisar se já foi utilizada carga perigosa que possa contaminar a água, verificar as partes interna e externa, a limpeza do tanque e as válvulas. Já a Defesa Civil vai avaliar a parte motora dos carros, enquanto que a Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses vai especificar os locais de onde os pipeiros devem captar água e quais mananciais estão proibidos.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.