Vida Urbana

Sarampo: nova etapa da campanha de vacinação começa nesta segunda

Desta vez, o público-alvo são pessoas com idade entre 20 e 29 anos.




Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Começa a partir desta segunda-feira (18), a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Desta vez, o público-alvo são pessoas com idade entre 20 e 29 anos. A campanha segue até 30 de novembro, quando será o ‘Dia D’, de mobilização nacional para este grupo. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e no Centro Municipal de Imunizações (Torre), de segunda à sexta-feira.

A primeira etapa foi destinada às crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Segundo dados do Ministério da Saúde 52,26% dos municípios da Paraíba não cumpriram a meta de 95% de vacinação para crianças com idade de um ano.

O cumprimento da meta é fundamental para que os municípios recebam a segunda parte da verba federal. Na Paraíba, devem ser investidos R$ 3,99 milhões para a campanha de vacinação, sendo que só foi liberado a primeira metade. A segunda será transferida apenas ao município que atingir a meta.

Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgados no dia no último dia 31 de outubro, a Paraíba já tem 30 casos confirmados de sarampo. Os novos registros de sarampo foram comprovados em 13 municípios paraibanos, o maior número deles em João Pessoa, onde já são treze casos. No boletim anterior eram nove casos confirmados na capital.

Público

Também devem tomar a vacina: As crianças de seis meses a 11 meses devem tomar a chamada ‘dose zero’. Com 12 meses a criança irá tomar a tríplice viral e com 15 meses a tetra viral. Crianças menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), terão o cartão de vacinas atualizado e será ofertado a vacina conforme situação vacinal encontrada. Caso a pessoa comprove as duas doses, não é necessário tomar nenhuma a mais, já sendo considerada imunizada.

Já para adultos com idade de 30 a 49 anos, 11 meses e 29 dias, basta uma dose da vacina para que seja considerado imunizado. Os profissionais da área de saúde, independentemente da idade, devem tomar duas doses para que seja imunizado. Caso comprove que tomou as duas doses, não é necessária nenhuma outra.

Sarampo

Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.