Vida Urbana

Queda de meteoro no Ceará é filmada por estação de monitoramento em João Pessoa

Meteoro entrou na atmosfera terrestre às 23h08 dessa quarta-feira.




meteoroUm meteoro que caiu no estado do Ceará foi gravado por uma câmera em João Pessoa na noite de quarta-feira (20). De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), que gravou a queda do objeto, o meteoro entrou na atmosfera terrestre às 23h08.

As estações de Iguatu e Maranguape, no Ceará, registraram apenas o início do meteoro e estação de Campina Grande, na Paraíba, apenas o final. Mas a estação de João Pessoa, localizada a quase 500 Km de distância registrou todo o percurso do objeto. Confira:

O meteoro entrou na atmosfera com uma velocidade de 17.66 Km/s, 88,4 Km acima do município cearense de Jaguaretama. Em 8 segundos, ele percorreu um total de 117.1 Km brilhando intensamente até se extinguir, a 28.1 Km de altitude, sobre o município de Icó, também no Ceará.

Segundo a Bramon, ainda não há dados sobre as características físicas (tamanho e massa) do objeto e nem se existe a possibilidade de haverem meteoritos em solo em decorrência do impacto.


Você sabia que o Jornal da Paraíba está no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter? Siga-nos por lá. Encontrou algum erro? Entre em contato.